Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Experiência Indigo: como melhorar os espaços dos estacionamentos

A compreensão das necessidades do cliente e a aplicação de elementos da arquitetura são pontos fundamentais para melhorar os espaços dos estacionamentos. Continue a leitura e saiba como a Indigo utiliza seu know-how para criar ambientes diferenciados. 

 

Como ir além quando o assunto é estacionamento? No passado talvez essa pergunta não fizesse tanto sentido. Contudo, hoje ela é essencial. Até 2050, 70% da população mundial viverá em cidades. Os centros urbanos ainda contam com percentual maior de veículos circulando pelas ruas enquanto, paralelamente, surgem novas formas de mobilidade individual e compartilhada. O conceito de bem-estar está a cada vez mais atrelado à facilidade de locomoção entre os espaços, independente do modo escolhido para tal. Estacionamentos têm papel fundamental nesse contexto.

Nesse quesito a Indigo tem expertise de sobra. Quer saber como idealizamos estacionamentos facilitadores da mobilidade urbana?  

 

Melhorias que atendam às necessidades dos usuários

Quando falamos em projetar um estacionamento não estamos, necessariamente, nos referindo a construir um empreendimento novo. Embora já tenhamos falado sobre como usar os 3 principais elementos da arquitetura na construção de projetos arquitetônicos de estacionamentos, o que acontece, na maioria das vezes, é o aperfeiçoamento de um espaço existente. 

Mas como esse processo funciona? Depende de cada segmento. As necessidades dos usuários de um estacionamento de um shopping center, por exemplo, não são as mesmas daqueles que vão a um hospital ou uma universidade. Compreender o comportamento dos clientes é fundamental para oferecer soluções adequadas e que atendam às expectativas. Para que você entenda como isso funciona na prática, separamos alguns cases de sucesso da Indigo em diferentes segmentos. Vamos conhecê-los?

 

Belo e funcional

Estacionamentos são, em princípio, áreas destinadas ao abrigo de veículos. Mas eles não precisam cumprir apenas essa função. Entregar algo que fuja dos padrões acinzentados e previsíveis, que vá além do “lugar-comum”, é uma das missões dos projetistas dos estacionamentos do futuro. Hoje em dia, a beleza estética, a funcionalidade e a integração com a cidade e seus moradores são elementos muito valorizados.

Você já pensou em como artifícios estéticos podem colaborar para a funcionalidade de um estacionamento? Isso, é claro, além de tornar o ambiente mais agradável. Não há local melhor para exemplificar esses dois aspectos do que o Indigo Center, nosso edifício garagem premiado. Lá, cores vivas e boa iluminação – tanto natural quanto artificial – servem de guia para os motoristas. Cada pavimento tem uma coloração diferente com piso epóxi que melhora a localização do andar e permite que a limpeza seja realizada com baixo consumo de água.

Como melhorar os espaços dos estacionamentos com pintura e sinalização

Pintura e sinalização do Indigo Center

Como melhorar os espaços dos estacionamentos por meio da arquitetura

Indigo Center

Quem passa na rua enxerga a paleta dos pavimentos por meio das aberturas do edifício colorindo o Centro da cidade. 

A atenção a estética não precisa ser apenas funcional, como o caso dos dois painéis grafitados no exterior. Uma homenagem à arte urbana e à mobilidade.  

Como melhorar os espaços dos estacionamentos e das cidades por meio da arte urbana

Mural Indigo Center

Projetando com inovação

Frequentadores de universidades ou centros de evento, em sua grande maioria, têm o mesmo horário para chegar e sair dos locais. Esse aspecto, se não levado em consideração, pode virar uma dor de cabeça nos estacionamentos. Sabe por quê? Pois desencadeia fluxos concentrados e muito elevados de veículos. Ou seja, os chamados “horários de pico”. Você deve estar se perguntando se é possível se livrar desse problema. A nossa resposta é: sim! 

Quando o assunto é otimização de fluxo e eficiência de deslocamento, um dos principais projetos da Indigo é o Park-Deck Invertido Feevale. Cinco pavimentos compõe o edifício garagem. O que o diferencia das demais construções é que o nível de acesso não está no primeiro ou no quinto andar, mas sim no pavimento central. Dessa forma os usuários conseguem chegar facilmente ao campus e às salas de aula. 

 Como o estudo de fluxo pode melhorar os espaços dos estacionamentos

Edifício Garagem Feevale

Além de inovador, o estacionamento também é sustentável. O prédio tem fornecimento de energia eólica e conta com um lounge onde os estudantes/professores podem utilizar wi-fi e realizar o pagamento dos tickets. 

Em locais acessados por muitas pessoas o uso da tecnologia é imprescindível para agilizar os processos. Sinalizadores de vagas, atendimento remoto, saída touchless e app para pagamento são alguns recursos disponíveis nas operações da Indigo.  

 

Priorizando o bem-estar dos clientes 

 Enquanto o número de vagas pode ser fundamental em estacionamentos de centro de eventos, para hospitais e clínicas priorizar um atendimento especializado e a facilidade para realizar manobras trará mais benefícios ao cliente. Uma vez que, a acessibilidade e a comodidade são elementos cruciais nesses ambientes.

Alguns recursos como o serviço de valet salas de espera são importantíssimos. A operação da Indigo no Hospital Albert Einstein, por exemplo, conta com 14 unidades com atendimento customizado para cada perfil de paciente e é a maior operação de valet da América Latina com mais de 41 mil manobras de entrada mensais em um único Hospital. Também disponibilizamos de atendimento especializado e valet parking em mais de 55 unidades do Grupo Dasa que juntas somam cerca de 72 mil manobras de entrada mensais.

A tecnologia também se faz presente nesse segmento. Os estacionamentos Indigo dispõe de setas digitalizadas, luzes que indicam a disponibilidade da vaga, controle de vacância e painéis de controle de fluxo e manobra – em operações com valet parking.