Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Os 3 elementos fundamentais da arquitetura aplicados aos projetos de estacionamentos

Os projetos arquitetônicos de estacionamentos muitas vezes partem da pergunta: quantos veículos conseguimos alocar? E, talvez, aí esteja o começo de um equívoco que poderá comprometer a experiência do usuário. Quer entender mais sobre? Siga a leitura que temos boas dicas dos nossos especialistas para você! 

 

Os 3 elementos fundamentais da arquitetura

Marcus Vitruvius Pollio apresentou em 16 a.C. o conceito da Tríade Vitruviana que, atualmente lido em um contexto diverso do original, ainda está presente nos projetos arquitetônicos atuais. Tratam-se dos 3 elementos fundamentais da arquitetura: a estabilidade ou caráter construtivo (firmitas), a função ou comodidade (utilitas) e a beleza estética (venustas).

Seguir os princípios dessa tríade é um desafio muito maior do que pode parecer à primeira vista. Balancear a aplicação de cada elemento será o ponto chave para melhorar a experiência do usuário do estacionamento e conquistar os objetivos financeiros do estabelecimento.

Vamos, então, analisar cada um dos elementos na ótica dos projetos de estacionamentos e te ajudar a chegar nessa equação:

  • Função e Comodidade:

Considerando que os estacionamentos são pontos de passagem de pessoas e não o objetivo final da jornada este deve ser o elemento fundamental dos projetos. Logo, compreender a jornada do cliente é de suma importância. Um modelo bastante conhecido para fazer esse detalhamento é o mapa da jornada do cliente, no caso dos estacionamentos, deverá contar com 3 estágios fundamentais: momento de entrada, do pagamento e da saída.  O profissional responsável pelo projeto arquitetônico deverá ter em mente o objetivo principal do usuário em cada uma dessas etapas e como ele pode ajudá-lo a realizar o sua intenção com mais agilidade e comodidade. 

Imagine que para realizar o pagamento o usuário poderá utilizar o totem de auto pagamento ou o caixa assistido em ambos os casos a sinalização indicativa deverá contribuir para auxiliar o cliente; o estacionamento poderá contar com serviço de valet reduzindo a necessidade de vagas e faixas mais largas para priorizar um espaço seguro para o cliente aguardar a chegada do seu veículo.

É necessário que o estacionamento esteja adequado ao maior número possível de pessoas o que deve ser traduzido na conformidade com as normativas de acessibilidade.

Nós já falamos sobre acessibilidade nos estacionamentos por aqui. Clica para ler! 

  • Estabilidade e Caráter Construtivo:

Neste ponto estamos falando na qualidade da edificação, nos cálculos e decisões construtivas que deixarão um prédio garagem, se for o caso, fisicamente em pé. O principal desafio deste fundamento está em tornar o empreendimento estável em todas as suas dimensões (econômica, social, cultural, etc.). Mudanças e rápidas transformações são parte do mundo contemporâneo e, por este motivo, o empreendimento deve estar preparado para atender novas funcionalidades.

Já se falou muito sobre os serviços que podem ser agregados aos estacionamentos, mas o quanto o projeto arquitetônico deve considerar essas possibilidades? 

Você pode considerar, por exemplo: um espaço itinerante para eventos em períodos de vacância; terraço verde para compostagem ou espaço para locação de bares e festas; espaço para oferta de serviços automotivos; reserva de vagas para logística last-mille.

Quer saber mais? Acesse e conheça os serviços que a Indigo já oferece nos seus estacionamentos ao redor do mundo.

  • Beleza Estética:

Nos estacionamentos, esse elemento está com frequência associado a comodidade e a integração com o empreendimento, fazendo com que o estacionamento não seja uma área apartada, cinza e escura, mas parte integrante de uma experiência agradável de acesso ao local de destino.

Por exemplo, a pintura de cada um dos andares com uma cor torna o ambiente mais bonito, mas também facilita ao usuário encontrar a vaga onde estacionou o veículo. Iluminação de LED ajuda a organizar o olhar para qual a vaga está disponível, mas sua aplicação também agrega em beleza estética. Uso dos pictogramas nas placas e sinalização não são puramente estéticos, mas devem considerar esse aspecto.


Edifício garagem, Indigo Center, Porto Alegre-RS

Cabe ressaltar que as mudanças nos padrões estéticos da sociedade transformam o olhar para avaliação daquilo que é considerado ou não bonito, o que podemos traduzir como “tendências estéticas”. No caso dos estacionamentos, vivenciamos hoje um momento de forte influência do uso de materiais e elementos naturais e sustentáveis, como o uso de jardins verticais.

 

Avalie a necessidade de cada segmento

Como falamos anteriormente, conseguir balancear essa tríade será o diferencial para garantir o sucesso do seu projeto arquitetônico. Cada usuário do estacionamento terá um perfil de utilização e compreender essas necessidades será importante não apenas para projetar estacionamentos novos, como também para propor melhorias em empreendimentos finalizados.