Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

O que é Valet Parking

Conheça o serviço de Valet Parking e veja como ele pode ser um diferencial importante para tornar o seu empreendimento uma referência no segmento de atuação.  

 

O que é valet parking?

O valet parking é também conhecido como manobrista. Trata-se de profissional treinado e experiente que recepciona os clientes na entrada do empreendimento, estaciona o veículo em local seguro e o devolve assim que o cliente desejar.

Pode ser adotado em segmentos diversos, como eventos, hotéis, restaurantes, bares, salões de beleza, clínicas e hospitais, mas que tem sempre em comum a preocupação em ofertar a melhor experiência para o cliente.

Investir em experiência do consumidor é uma das principais tendências de negócio e a porta de entrada do estabelecimento é um ótimo começo para iniciar essa jornada positiva.  Trata-se de um serviço aparentemente simples, mas que exige profissionalismo, treinamento e estrutura para que a mensagem de exclusividade seja transmitida.

 

Quais são as principais atribuições do profissional de valet parking?

  • Receber o seu cliente no estacionamento;
  • Auxiliar na mobilidade do cliente quando necessário, oferecendo cadeira de rodas, carrinho, guarda-chuva/guarda-sol;
  • Estacionar o veículo em local adequado, otimizando o espaço das vagas; 
  • Averiguar se há pertences de valor no veículo e registrá-los para segurança do proprietário do veículo e do empreendedor; 
  • Auxiliar o condutor no final da jornada, buscando o veículo no estacionamento.

 

Por que e onde é ideal adotar o serviço de valet parking?

Pode ser oferecido nos mais diversos segmentos e também de forma concomitante com o self parking.  Contudo, pode ser o serviço ideal para alguns perfis de público e espaço disponível, como:

  • Pessoas com dificuldade de locomoção ou PCDs valorizam o valet parking como alternativa para facilitar o acesso aos empreendimentos frequentados;
  • Pessoas com crianças de colo ou bebês valorizam a segurança do serviço e agilidade para entrada e saída; 
  • Eventos com grande público, mas que disponibilizam área VIP podem utilizar o serviço de valet parking como um benefício para os convidados;
  • Empreendimentos que não contam com estacionamento próprio no local se beneficiam com a possibilidade de locação de espaço secundário para onde o valet conduz o veículo;
  • Empreendimentos localizados em ruas movimentadas e com pouco espaço para estacionar. É uma alternativa para agilizar a entrada e saída dos clientes, podendo até ser ponto de escolha ou não de visita a um empreendimento. 

Listamos alguns dos públicos e situações, mas reiteramos que o valet parking tem sido cada vez mais uma exigência dos clientes, especialmente, nas grandes cidades pelo conforto e agilidade oferecidos. Agora que você já compreendeu o conceito e aplicações, sugerimos que conheça os 5 desafios que pacientes mais enfrentam antes de entrar no hospital. Quem sabe o serviço de valet não é um deles?