Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Estacionamentos impulsionam o desenvolvimento da mobilidade elétrica

O crescente interesse por veículos elétricos faz aumentar a demanda por pontos de recarga em estacionamentos, que se tornaram hubs de mobilidade elétrica   

 

Você sabia que veículos elétricos são uma opção de compra para 57% dos brasileiros interessados em trocar de carro? O dado, que integra um estudo realizado pelo Facebook, é um indicativo do que o futuro reserva para a mobilidade elétrica no país. Sobretudo, o rápido aumento do número de veículos elétricos comercializados tem chamado atenção. Como compartilhamos em outro post, em 2030, 30% dos veículos vendidos serão elétricos – metade deles na Europa, em um cenário positivo. Segundo projeção da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) os atuais 79 mil veículos devem se transformar em 100 mil em breve. Em outras palavras, a frota crescente traz à tona uma questão importante.

 

Pontos de recarga

Se aderir à tendência dos veículos elétricos cruzou seus pensamentos em algum momento, você provavelmente se perguntou: onde poderei carregar o meu carro? Atualmente, a expansão da infraestrutura necessária para a instalação de pontos de recarga no Brasil ainda não se compara à ascensão no número de carros elétricos. Porém, os primeiros passos foram dados.

Hoje, empresas privadas são as responsáveis pelas principais iniciativas. Dentre elas estão as eletrovias – estradas que contam com eletropostos – que ligam as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Da mesma forma, o segmento de shoppings também tem investido. A porcentagem de empreendimentos que oferece vagas para carros elétricos cresceu de 21%, em 2020, para 28%, em 2021*.

 

Hubs de mobilidade

Definitivamente, estacionamentos desempenham um papel fundamental no futuro da mobilidade elétrica. De acordo com o Instituto Internacional do Estacionamento e da Mobilidade (IPMI), carros passam mais de 90% do tempo parados em garagens, seja de casa ou do trabalho. Portanto, faz sentido que os gestores de estacionamentos voltem sua atenção para a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos. Afinal, eles têm localização privilegiada e possibilitam fácil acesso a outros espaços da cidade.

Ao mesmo tempo, o carregamento dos veículos será realizado em diferentes locais, segundo uma pesquisa de mercado da Europa: 40% em casa, 40% no trabalho e 5% em estradas e rodovias. Além disso, estacionamentos privados receberão outros 15%. Logo, 95% desses lugares possuem vagas de estacionamento. Dessa forma, isso significa a oportunidade de investir na infraestrutura para a instalação de estações de recarga em todos eles.

Em suma, os estacionamentos da Indigo, como hubs de mobilidade, já estão sendo preparados para essa demanda. Quer saber como? Contamos no próximo post.

 

 

*Dados do censo de 2021 da Associação Brasileira de Shopping centers (Abrasce).