Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

O artigo a seguir foi elaborado por Junior Miranda, CEO da GreenV, startup especializada em eletromobilidade e parceira da Indigo na expansão da infraestrutura de recarga de veículos elétricos

 

A atenção de fabricantes de veículos e autoridades políticas em cima dos veículos elétricos (VEs) vem aumentando, bem como o incentivo às ações relacionadas ao assunto. As tecnologias que envolvem estes automóveis, como modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in, são opções atraentes para ajudar a alcançar objetivos ambientais, sociais e de saúde.

Além de serem mais eficientes do que os modelos à combustão interna – de duas à quatro vezes – os veículos eletrificados podem reduzir a dependência de combustíveis fósseis e, ainda proporcionar reduções significativas nas emissões de gases de efeito estufa. Além disso, com zero emissões de escapamento, os 100% elétricos são adequados para ajudar a resolver problemas de poluição do ar. Outro ponto importante é o impulsionamento na tecnologia de baterias – uma questão fundamental para a competitividade industrial na transição para energia limpa.

Dados da eletromobilidade

O número de veículos elétricos cresce em ritmo acelerado em diversos países. Os custos que envolvem a bateria e os veículos estão em queda e, paralelamente, a quantidade de carregadores e estruturas aumentam. Incentivos fiscais dos governos estão sendo criados e/ou aprimorados para facilitar tanto a compra quanto a manutenção dos elétricos. Esses fatores contribuem para entendermos que a mobilidade elétrica está em fase de crescimento exponencial e o futuro é muito promissor. 

A venda dos eletrificados deve passar de 3,1 milhões em 2020 para 14 milhões em 2025. Globalmente, isso representa em torno de 16% da venda dos veículos em 2025. Porém, o mercado brasileiro da mobilidade elétrica encontra-se ainda em estágio iniciante e apresenta números poucos significativos em comparação com os países líderes na questão de frota elétrica. Aqui no Brasil, a maioria dos elétricos comercializados são do tipo híbridos, que não dependem de postos de recarga para seu abastecimento.

Visão Brasil

No Brasil, as políticas de estímulo ao mercado da eletromobilidade são indiretas e fragmentadas. Com pouco planejamento e ação do governo federal, caminha-se a passos curtos para promoção de novos incentivos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse universo, que tal entender qual o papel dos estacionamentos para que desenvolvimento da mobilidade elétrica? Clique aqui e entenda!

 

*Artigo escrito pela GreenV.