Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Conheça a segmentação nos estacionamentos Indigo, solução que permite associar recursos tecnológicos à lucratividade das operações

Em nosso último texto, explicamos o que é a segmentação em estacionamentos e, de forma abrangente, abordamos os principais formatos. Agora, vamos falar sobre como a Indigo colocou essa solução em prática em suas operações e quais os benefícios gerados por ela. Confira!

Segmentação em estacionamentos: o uso de câmeras

A Indigo é pioneira, no Brasil, no desenvolvimento da segmentação por câmeras para shopping centers. A solução, que também pode ser adaptada para outros segmentos, permite a criação de diferentes setores, como a área premium, sem a imposição de barreiras aos usuários e sem a necessidade de intervenções físicas no pátio.

O que garante a cobrança de tarifas diferenciadas é a integração entre reconhecimento de placa e sistemas de pagamento. Como isso funciona?

  • Primeiro passo: câmeras OCR (reconhecimento ótico de caracteres) fazem a leitura da placa do veículo no momento do acesso ao estacionamento;
  • Segundo passo: ao estacionar, câmeras LPR (reconhecimento de placas) localizadas nos sensores indicativos de vagas, identificam em qual setor o veículo está;
  • Terceiro passo: o valor da tarifa é alterado automaticamente no ticket do cliente.

Este tipo de tecnologia permite que o usuário escolha estacionar no local de sua preferência e seja cobrado conforme a localização e/ou serviços agregados a ela.

Segmentação com Área Premium no Shopping Estação Cuiabá

Segmentação por cancelas

Diferentemente da segmentação por câmeras, o uso de cancelas, como se pode imaginar, separa diferentes espaços por barreiras físicas. Ou seja, para acessar determinadas áreas é necessário bipar o ticket em mais de uma cancela ou possuir uma credencial. Uma das vantagens que esse tipo de segmentação oferece é a possibilidade da criação de setores exclusivos para a venda online, como é o caso do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba.

Quais são os benefícios?

Como mencionamos anteriormente, um dos principais benefícios da segmentação é a possibilidade de explorar a rentabilização dos espaços dos estacionamentos. Além da cobrança de tarifas diferenciadas, de maior ocupação do pátio e rotatividade das vagas, a setorização também é um diferencial competitivo. Ela não apenas oferece maior autonomia, conveniência e conforto aos usuários, como também gera a percepção de valor agregado.

Definitivamente, a segmentação é uma ótima opção para quem deseja incrementar a receita. Se você se interessou por essa solução e quer saber o que mais a Indigo tem a oferecer, entre em contato conosco.