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Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Segmentação em estacionamentos: o que é e quais os benefícios

A segmentação em estacionamentos, além de agregar à experiência dos usuários, permite que os gestores explorem a rentabilização dos espaços

 

Recursos tecnológicos são indispensáveis para a administração de estacionamentos. Afinal, a tecnologia sempre serviu de elo entre novas formas de rentabilização desses espaços e melhorias na experiência dos usuários. Já falamos por aqui sobre alguns dos mecanismos que oportunizam esses dois aspectos, como pagamentos digitais e gestão remota. Porém, há outras formas de explorar a lucratividade e, como um plus, trazer benefícios aos clientes.

Você já ouvir falar em segmentação?

A movimentação dos visitantes de um estacionamento deixa rastros que, quando analisados, geram insights para os gestores. O mapa de ocupação é capaz de evidenciar quais são as vagas mais procuradas e os espaços mais ociosos. Isso pode ser explicado pelo perfil das vagas: cobertas ou não, próximas ou distantes dos acessos aos estabelecimentos de destino.

Uma das maneiras de otimizar o fluxo de pátio, garantindo maior rotatividade nas vagas e uma ocupação mais proporcional é a segmentação. Essa é uma solução customizada, capaz de atender às necessidades específicas de cada segmento. Os benefícios que ela acarreta são muitos.

A segmentação permite a cobrança de tarifas diferenciadas, compatíveis com os setores criados. É possível contar com vagas premium e econômicas. Sendo assim, além do aumento da receita, a segmentação possibilita que o usuário escolha estacionar no setor que julgar mais conveniente.

Diferentes opções

Há mais de uma maneira de implementar essa solução em estacionamentos. Em shopping centers, aeroportos ou parques, por exemplo, uma das possibilidades é a criação de uma setorização específica em datas comemorativas, em parceria com alguma loja. Marcas também podem patrocinar esses espaços e reservá-los apenas para o uso dos seus clientes.

No entanto, os dois principais tipos de segmentação em estacionamentos são por cancelas e por câmeras. A principal diferença entre elas que é o uso de cancelas requer intervenções no pátio, enquanto o uso de câmeras não impõe barreiras físicas aos usuários.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal descobrir como a Indigo colocou a segmentação em prática?