Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Leia a entrevista com o Gerente de TI, Gustavo Almeida. Com mais de 20 anos na área de Tecnologia da Informação, Gustavo descreve a importância do digital na Indigo e os novos projetos voltados para experiência do usuário de estacionamento.  

 

Gustavo, você ingressou na Indigo há pouco mais de um ano. Podes nos contar quais foram os principais projetos desenvolvidos desde então?

Um dos grandes desafios após minha chegada foi a implantação do APP Park Indigo em nossas operações de estacionamento. Além de importar a tecnologia canadense para o Brasil, foi necessário alinhar a implantação ao nosso contexto de negócio e posteriormente fomentar a utilização. O início da pandemia mundial foi um acelerador deste recurso que já estava previsto e se encaixou perfeitamente ao que chamamos de “soluções touchless” – alternativas para redução de contato das pessoas tanto com superfícies quanto com outras pessoas. Iniciamos com algumas unidades em 2020 como projeto piloto, e hoje, 132 dos empreendimentos parceiros dispõe desse recurso nos estacionamentos. 

 

Interessante esse conceito, Gustavo! Conta pra gente como o APP Park Indigo está alinhado as soluções chamadas de “touchless”? 

Hoje o nosso cliente ao acessar o estacionamento retira o ticket e na saída pode pagar com o aplicativo através da leitura do código de barras do ticket. Essa funcionalidade foi desenvolvida com base nas necessidades do nosso público do Brasil, sendo nós, os pioneiros do Grupo Indigo a implementar o recurso. Assim, foi possível não só diminuir  o contato dos clientes com as máquinas de autopagamento, como com os nossos colaboradores nos caixas assistidos. O processo ficou mais ágil e seguro e, em função, dos ótimos resultados e receptividade desta funcionalidade no Brasil, hoje está sendo exportado para outros países onde o Grupo atua, como Canadá e Estados Unidos.

 

Quando falamos em ofertar uma experiência de uso dos nossos estacionamento mais serena e tranquila sabemos que a tecnologia é um excelente aliado. Quais outros recursos digitais lançaremos em breve para contribuir com esse objetivo?

Sem dúvida, a tecnologia deve trabalhar em prol da melhora da experiência do usuário. Ainda nesse ano iremos trazer a funcionalidade de reserva de vagas e descontos no próprio aplicativo. Também temos o desafio de aprimorar o nosso portal voltado para os mensalistas do estacionamento, migrando-o para o padrão da nossa matriz na França e trazendo uma série de facilidades e integrações para o público que utiliza nossos serviços constantemente. 

 

Como você enxerga o papel da Tecnologia da Informação para a companhia, considerando uma nova era voltada para o digital e a automação dos serviços? 

O papel da Tecnologia da Informação vai além de uma atuação de apoio, muitas vezes é de protagonismo. A companhia, tanto global quanto nacional, tem investido no setor e está aberta a aplicação de novas tecnologias do mercado, realizando um movimento acelerado em melhorias e inovação. Atualmente tudo o que trazemos de recursos digitais que podem influenciar na experiência do cliente final é uma pauta de investimento para nós. 

Nosso grande desafio hoje é fazer com que cada vez que abra uma cancela a gente possa processar mais dados no menor tempo possível. Estamos com um forte movimento para realizar a integração desses dados em real time em todos os estacionamentos que atuamos para entregar ao nosso cliente corporativo ainda mais vantagem competitiva.

 

Já que você citou o levantamento de dados, sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conversando com o Igor, responsável pelo setor Jurídico , entendemos que o tema tem impactado todos os setores da empresa. Hoje você atua como DPO da empresa, certo? Pode nos falar mais sobre a importância do seu papel para a companhia e quais ações já foram realizadas e ainda estão em andamento para garantirmos as adequações a nova legislação?

Como DPO (Data Protection Officer / Guardião de Dados) meu papel é garantir a conformidade da organização à LGPD e representar a companhia perante a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Além de garantir a conformidade, o DPO também tem o papel de orientar as áreas sobre privacidade de dados, disseminar boas práticas e implementar políticas de tratamento de dados.

No ano passado iniciamos, com o apoio de uma consultoria externa, uma rodada de adequações em toda as áreas visando a conformidade com a lei e garantir a segurança da informação de nossos clientes. Atualizamos políticas, processos e, também ampliamos o investimento em segurança da informação. Nesse ano, continuamos investindo em melhorias no tratamento de dados e privacy by design. Bem como, continuamos investindo pesadamente em segurança da informação visando prevenção de vazamentos de dados. Todas essas ações estão alinhadas com a matriz global da companhia que atua sob a GDPR.