Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Com a palavra o Especialista – Igor Soares

Leia a entrevista com o Superintendente Jurídico, Igor Soares, com 13 anos de experiência na área, formado em Direito pela PUCRS, começou a trabalhar na Indigo como consultor externo em 2014: ele traz tendências do mercado jurídico e o impacto delas no setor de atuação da Indigo.  

 

Igor, estamos curiosos para saber, quais são as principais tendências da área jurídica e o impacto delas na companhia?

Igor Soares: Percebemos que o perfil do advogado está em acelerada transformação. Aquele discurso rebuscado, prolixo e tradicional dá espaço ao profissional dinâmico e que preza pela comunicação assertiva e objetiva com seus stakeholders. A nova economia tem dado sinais claros nesse sentido. Como exemplo, temos o Legal Design objetivando justamente trazer clareza às relações, contribuindo para a interpretação transparente dos instrumentos jurídicos.

Há também uma proliferação das Law Techs e Legal Techs, fazendo essa tão necessária convergência entre o Direito e a Tecnologia. Aliás, a inclusão da tecnologia não é luxo, é necessidade. A tomada de decisões precisa ser realizada a partir de dados, e aqui temos uma outra realidade nas companhias que é a jurimetria.

Estamos trazendo esses novos métodos de trabalho para Indigo, e com isso, há uma integração maior do jurídico com a área de inovação, possibilitando tomar melhores decisões, prever riscos e ter uma atuação consistente em benefício do negócio.

 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem gerado impacto em todos os setores da empresa, em especial, no jurídico. O que a Indigo está fazendo para se adequar à LGPD e seguir em conformidade com a nova lei?

I.S.: Esse é um bom exemplo das mudanças que a nova economia trouxe. A LGPD veio para corrigir o problema da baixa previsibilidade normativa quanto à proteção de dados básicos, e principalmente de dados sensíveis.  Aqui na Indigo nós estruturamos um comitê específico para tratar das questões de LGPD, integrando os departamentos de Compliance, Jurídico e TI. Investimos em tecnologias e sistemas para adaptar e fazer o necessário para proteger os dados, imagens e registros dos nossos colaboradores, clientes e parceiros. Para tanto, diagnosticamos a realidade da companhia frente à nova legislação, elaborando e executando um plano de ação para que estejamos 100% em conformidade.

 

A área jurídica da Indigo também contribui para as parcerias com startups e empresas de inovação. Qual o impacto dessa união para o cliente corporativo e consequentemente para os usuários dos estacionamentos/cliente final?

I.S.: Desde o ano passado estamos expandindo nossa busca por parceiros que tenham fit com o ecossistema de mobilidade urbana. Já contamos com uma parceria sólida com a Beep Beep, empresa de compartilhamento de carros elétricos. As smart stations nos estacionamentos Indigo visam melhorar a experiência do consumidor, que encontra plataformas multimodais capazes de possibilitar sua conexão com os demais pontos da cidade.

Ofertar serviços convergentes com a área de mobilidade, mas que também otimizem e qualifiquem a experiência do consumidor, é um movimento do Grupo Indigo que já ocorre dentro e fora do Brasil. Fazer parte desse movimento aumenta a satisfação dos consumidores e também do nosso cliente corporativo, que passa a ter mais pessoas circulando no estacionamento, gerando um maior fluxo de pessoas, criação de novas receitas e o fortalecimento da marca.

 

No próximo mês fará um ano que a Indigo passou a trabalhar no modelo home office. Como você enxerga o impacto dessa ação nos resultados da sua equipe e da empresa em geral?

O trabalho home office nos afastou fisicamente, mas parece que de certa forma nos aproximou em outros sentidos. As reuniões acontecem sem maiores interrupções e a felicidade de poder conciliar a vida pessoal com o trabalho profissional proporcionam dinâmicas bem humoradas e debates criativos. Falo praticamente todos os dias com os meus times, e adaptamos a rotina para que ela continue sendo produtiva, mesmo que virtual. Os resultados que esse novo work life balance trouxe aos nossos colaboradores, respeitando suas rotinas pessoais e trabalhando com a mesma carga horária, reflete no aumento da motivação e produtividade de todos.