Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Mobilidade e acessibilidade nos estacionamentos Indigo

Todos os nossos estacionamentos são projetados levando em consideração aspectos como mobilidade e acessibilidade. Conheça alguns exemplos

 

Facilitar o deslocamento das pessoas e possibilitar o acesso aos espaços das cidades, sejam eles públicos ou privados, são dois dos grandes desafios da mobilidade urbana. O planejamento urbano, muitas vezes, não leva em consideração o fato de que há um grande grupo de indivíduos com mobilidade reduzida ou com deficiência se locomovendo pelas cidades. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, número que representa cerca de 24% da população do país. Falamos sobre isso anteriormente, quando também abordamos o papel dos empreendimentos – especialmente os estacionamentos – na promoção da mobilidade e da acessibilidade. 

Projetar estacionamentos com foco em acessibilidade é essencial para melhorar a experiência dos usuários. Quando isso ocorre, os empreendedores também são beneficiados, pois passam a receber um público mais amplo. O papel da Indigo, como facilitadora da mobilidade, é atender às necessidades de todos os visitantes, sem exceção. Para colocarmos isso em prática, contamos com uma equipe de profissionais, formada por engenheiros e arquitetos, que planejam visando o melhor uso dos espaços disponíveis. Além deles, nossa equipe jurídica conta com especialistas em Direito do Consumidor, garantem que todas as normas sejam seguidas. Quer saber como isso funciona? 

 

Adaptações pela acessibilidade 

Trabalhamos para que os nossos estacionamentos sejam inclusivos a todos os tipos de visitantes. Por isso, eles são projetados de acordo com normas de acessibilidade. Elas preveem, dentre outros aspectos, vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCDs), idosos e gestantes próximas aos acessos de portas, elevadores e rampas; vagas mais amplas, que possibilitem manobras de cadeiras de rodas; sinalização adequada, visual e sonora, que inclui pintura e utilização de luzes de LED. 

Mobilidade e acessibilidade nos estacionamentos Indigo ao redor do mundo

 

Autonomia

Os estacionamentos Indigo ao redor do mundo contam com diversas soluções de mobilidade individual. Cadeiras de rodas motorizadas são uma delas. O equipamento é uma solução segura, confortável, que oferece autonomia aos clientes com mobilidade reduzida e possibilita a locomoção dentro do estacionamento, bem como no empreendimento de destino. Presente nas operações do Grupo em outros países, no Brasil, o objetivo é que a cadeira esteja nos principais clientes ainda em 2022. 

Cadeiras motorizadas serão disponibilizadas para as operações da Indigo

 

Inclusão

Oferecer soluções que possibilitem a acessibilidade é primordial, mas é preciso fazer mais. Nossos estacionamentos contam com colaboradores idosos e com deficiência, que atuam, sobretudo, na supervisão das vagas preferenciais – geralmente desrespeitadas. Dessa forma, os usuários se sensibilizam a não utilizar esses espaços sem necessidade e os clientes a quem as vagas são destinadas ficam mais satisfeitos. Para além da inclusão no mercado de trabalho, colaboradores PCDs fornecem uma perspectiva mais genuína sobre o caminho que estamos trilhando em busca da inclusão.