Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Como projetar estacionamentos acessíveis

Conheça itens fundamentais para projetar estacionamentos acessíveis e permitir a circulação dos usuários com autonomia e segurança

 

Em nosso último texto falamos sobre a correlação entre mobilidade e acessibilidade. Enquanto a mobilidade tem a ver com a facilidade de locomoção dos cidadãos pelos locais onde vivem, a acessibilidade garante que pessoas com mobilidade reduzida circulem de forma independente e descomplicada. 

Como promotores e facilitadores da mobilidade urbana, os estacionamentos devem ter a acessibilidade como um dos norteadores dos seus espaços. Esses locais vêm realizando projetos cada vez mais inteligentes e inclusivos, viabilizando jornadas ágeis e tranquilas para todos os usuários. 

 

Entender e adaptar

Para projetar um estacionamento que atenda às necessidades de todos os visitantes, sejam pessoas com mobilidade reduzida – como idosos – ou com deficiência, o primeiro passo é entender quais os desafios e dificuldades eles enfrentam diariamente. Partindo desse princípio, é possível fazer adaptações e promover soluções que melhorem a experiência dos usuários.  

 

Projetar e reformar

No passado, por não se tratar de uma exigência, a acessibilidade não estava presente na grande maioria das edificações. Consequentemente, hoje em dia as reformas são fundamentais. É importante salientar que todas essas reestruturações devem ser pensadas por profissionais especializados, tendo em vista que tornar um local acessível não se limita a construir uma rampa. É preciso repensar e encontrar soluções, especialmente quando a infraestrutura está sujeita a restrições arquitetônicas. Novos estacionamentos, por sua vez, são projetados e construídos de acordo com as atuais regulamentações locais. 

 

O que está previsto por lei 

A Lei da Acessibilidade impõe diversas normas que garantem que espaços como estacionamentos sejam acessíveis a todos os públicos. Ela assegura que sejam reservadas vagas para pessoas com deficiência (PCDs) ou mobilidade reduzida, como idosos e gestantes. Tais vagas devem ser largas e estar próximas aos pontos de acesso aos empreendimentos – portas e elevadores, por exemplo. As normas também preveem o uso de sinalização, tanto visual quanto sonora, piso tátil, rampas de acesso e entradas adaptadas para cadeirantes. 

A Indigo projeta estacionamentos acessíveis, levando em conta a autonomia e a segurança de todos os usuários

Suporte para Mobilidade Individual 

Cumprir o que está previsto por lei é imprescindível. Contudo, estacionamentos podem ir além na promoção da mobilidade individual e da acessibilidade. Por isso, é importante contar com uma equipe bem-preparada, com foco em acolhimento. Para auxiliar o atendimento do time, é possível contar com equipamentos como cadeiras de rodas motorizadas, que oferecem autonomia aos clientes com mobilidade reduzida.

Agora que você conhece alguns dos itens indispensáveis em estacionamentos inclusivos, que tal saber de quais formas a Indigo têm promovido, ao redor do mundo, a mobilidade e acessibilidade?