Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Estacionamentos de parques: conheça itens indispensáveis para a gestão

O bom gerenciamento de estacionamentos de parques depende de diversos fatores, que influenciam diretamente na percepção e na experiência dos visitantes  

 

Em nosso post anterior, falamos sobre diferentes motivos que tornam os parques destinos bastante procurados pela população. Descontração, divertimento, descanso, encontros e momentos em família estão entre eles. Independentemente do motivo da visita, sabemos que a chegada a um parque é sempre carregada de expectativas. Relaxar, se divertir, aproveitar o dia na companhia da família ou de amigos. Portanto, é importante que os visitantes sejam impactados positivamente desde a passagem pelo estacionamento. Para que isso aconteça, diversos recursos são indispensáveis. Confira!

 

Acolhimento 

Colaboradores gentis e bem-preparados, seja para recepcionar o público de forma aconchegante ou para auxiliar a encontrar uma vaga disponível, fazem toda a diferença. Você já visitou algum parque cujo estacionamento contava com valet parking? Esse serviço foi incorporado ao segmento há algum tempo e impacta positivamente a percepção dos visitantes sobre o local. Como falamos em um dos nossos posts aqui no blog, a gestão de estacionamentos vai além de simplesmente fornecer abrigo para veículos e se preocupa, também, em proporcionar experiências agradáveis e tranquilas.  

 

Infraestrutura 

Estacionamentos precisam dispor de um projeto arquitetônico inteligente, que otimize não apenas o fluxo dos carros, mas também garantam a segurança dos pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com outros tipos de veículos que circulam pelo local. Portanto, é necessário considerar aspectos relevantes, como acessos específicos – e bem sinalizados – para cada modal de transporte e tipo de público. 

É fundamental que os estacionamentos de locais que recebem diferentes tipos de públicos, como parques, considerem que nem todos os visitantes se deslocam com o seu próprio veículo. Por isso, é válido criar espaços para o embarque e desembarque de pessoas que se deslocam utilizando transporte público e, também, aplicativos de transporte. Dessa forma, é possível evitar transtornos, principalmente em horários de maior movimento

 

Sinalização

Se você já teve dificuldades para se orientar dentro de um estacionamento, ela provavelmente envolveu a sinalização – ou a falta dela. Uma sinalização adequada, principalmente em estacionamentos abertos e que ocupam grandes áreas, como os de parques, é imprescindível. É ela que conduz os motoristas às entradas, saídas, às vagas disponíveis e aos terminais de pagamento. Além disso, é dela que vem a orientação quanto aos acessos – portões, bilheterias, entre outros. 

Para complementar a sinalização, o fator humano é imprescindível. A presença de funcionários no pátio pode auxiliar no fluxo do estacionamento. Eles podem indicar vagas disponíveis, direcionar os veículos – e pessoas – nos sentidos corretos e, também, responder a eventuais questionamentos.

 

Tecnologia 

As particularidades envolvidas na gestão de estacionamentos foram abordadas por aqui. Esses locais contam com diferentes recursos tecnológicos, como sistemas de segurança, meios de pagamentos digitais e coleta de dados relacionados ao fluxo de veículos e tempo de permanência. 

Um dos recursos que mais traz benefícios aos visitantes de parques é a automação, que garantem a maior agilidade no atendimento. Bicicletas elétricas também estão entre os itens que vale a pena ressaltar. Normalmente à disposição dos colaboradores do estacionamento, elas facilitam o deslocamento pelo pátio e permitem rondas mais rápidas.

Agora que você conheceu alguns dos itens que não podem faltar na gestão de um estacionamento de parque, que tal ficar por dentro da experiência da Indigo nesse segmento?