Saiba qual o perfil dos anunciantes, como funciona a definição de público para este tipo de campanha e aprenda a mensurar seus resultados
Segmentar o público online é uma tarefa relativamente fácil, pois as ferramentas utilizadas são capazes de entregar o conteúdo exclusivamente àqueles que possuírem características e comportamentos selecionados. Já as campanhas offline, exigirão uma abordagem diferente e que deverá partir, igualmente, do conhecimento do público-alvo da sua marca.
Campanhas em estacionamentos: como localizar o seu público?
Campanhas offline, por definição, são tratadas como estratégias de comunicação em massa pelo número de pessoas alcançadas e pela abrangência de públicos impactados com uma única peça publicitária.
Essa realidade não precisa ser encarada como algo negativo, mas é importante garantir que o seu público-alvo estará majoritariamente presente e interessado no seu produto/serviço no momento em que ele for impactado com a sua campanha.
Para isso, considere analisar as seguintes variáveis antes da definição de qual estacionamento receberá cada peça publicitária:
- A localização do estacionamento: bairro, região, comércio próximo;
- Perfil sócio econômico dos frequentadores;
- Se um estacionamento de outra empresa, qual o segmento da empresa;
- O que motiva as pessoas a irem até o local: passeio, compras, exames médicos, estudo;
- Esse contexto facilita ou não para que sua marca seja lembrada?
- Existe a possibilidade de adquirir o seu produto no momento da visualização da peça publicitária?
Perfil dos anunciantes
Sabe qual outro fator todos os usuários de estacionamentos têm em comum? Veículos. Nesse contexto seguradoras, concessionárias e locadoras devem olhar para os espaços disponíveis para anúncios em estacionamentos com mais atenção.
Estacionamentos privados têm uma série de fatores em comum. Um deles é a cobrança pela utilização da vaga. Portanto, se você faz parte de uma empresa que oferece um dos meios de pagamento aceitos no estacionamento, faz bastante sentido anunciar nesses espaços.
Como mensurar campanhas offline
Após criar uma campanha em um buscador ou em uma rede social, por exemplo, é possível acompanhar diversos indicadores de performance. Diariamente dados como impressões, cliques e custo são atualizados. Você deve estar se perguntando quais são as formas de mensurar resultados quando estamos falando de projetos offline.
Um dos meios é o número de pessoas que passam pelo local escolhido para hospedar o anúncio. Ao fazer um levantamento do fluxo é possível saber quantas “visualizações” o material terá ou teve.
Considere também quanto tempo as pessoas ficarão próximas ao seu anúncio e qual o nível de atenção que será dedicado a ele.
Claro, não desconsidere dessa conta as vendas. Elas poderão ocorrer em outro momento e mesmo se o seu cliente não relacionar a compra com a publicidade.
E nesse sentido, o brand awareness é um indicador importante – usado para compreender a consciência de marca e a força dela no mercado. Em outras palavras, ele confirma o seu reconhecimento junto ao público. Logicamente, para fortalecer a sua marca é fundamental que ela seja vista e lembrada pelo maior número de pessoas possível. Mas, não apenas isso. É vital que ela tenha credibilidade.
Agora que você conhece os públicos, o perfil de anunciantes e tem ideia de como mensurar os resultados da sua campanha offline, quer saber como a Indigo pode te ajudar colocar sua estratégia de marketing em funcionamento? Leia mais!