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Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Auditoria em estacionamentos: quais os benefícios?

A auditoria em estacionamentos é uma forma de avaliar se os processos internos estão funcionando de maneira segura e eficiente.

Processos internos bem definidos auxiliam empresas a atingirem seus objetivos. Entretanto, como se certificar de que eles estão sendo seguidos? Quando o objetivo é o controle de atividades e a averiguação da eficiência e segurança dos processos internos, uma das ferramentas mais efetivas é a auditoria. Por meio dela, é possível examinar diversos itens relacionados à gestão e detectar anomalias que podem acarretar diferentes problemas, como a perda de receita. 

Esse controle é imprescindível em estacionamentos. Isso porque, quando não monitorados, se tornam vulneráveis a muitos tipos de fraudes. Você sabe o que possibilita essas situações? Falhas de procedimentos, baixa supervisão, negligência, alto fluxo de pessoas, rotatividade de funcionários, fragilidade nos controles, baixo uso de tecnologia para monitoramento, entre outros. Por essas razões, as auditorias de estabelecimentos de parking devem abranger itens específicos do setor.  Vamos falar sobre alguns deles? 

Auditoria: fim da defasagem de pátio 

Monitorar a entrada e saída de veículos do pátio é umas das atividades rotineiras na operação de um estacionamento. No fim do dia, a quantidade de tickets emitidos e validados deve ser a mesma. Ou seja, o número de entradas deve corresponder ao de saídas. Agora, o que acontece quando um veículo não está mais no pátio, mas o ticket ainda consta no sistema? A divergência entre esses números representa a defasagem de pátio. Este é um indicador relevante e que precisa ser monitorado para que fraudes e erros operacionais possam ser rapidamente evitados e/ou tratados. 

Perda de receita 

O estacionamento, além de ser a porta de entrada de um estabelecimento, representa uma fonte de receitas. Por exemplo, dados da Abrasce mostram que ele é responsável por até 14% do faturamento dos shoppings centers. Enquanto isso, o varejo brasileiro perde, em média, 1,38% do faturamento líquido. Esse percentual está relacionado a fraudes, furtos, roubos e quebras operacionais. Portanto, executar com eficiência e segurança os controles internos relacionados à gestão de mensalistas, credenciados, convênios manuais (teclas de isenção), selos/abonos, aberturas de cancelas, tempo de isenção, dentre outros pontos, é vital para garantir a integridade da receita. 

 

Para avaliar se você está correndo riscos ou, até mesmo, identificar irregularidades na gestão do seu estacionamento, a auditoria especializada é a melhor solução. Se você precisa de uma consultoria, temos uma novidade!