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Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Da cancela para dentro: recursos tecnológicos na gestão de estacionamentos

Você conhece algumas das particularidades envolvidas na gestão de estacionamentos? Além de aspectos básicos, como controle de fluxo, esses locais contam com diversos recursos tecnológicos, capazes de gerar dados que auxiliam os empreendimentos na tomada de decisões e de promover benefícios para os usuários  

O veículo chega ao estacionamento, passa pela cancela, e segue até uma vaga. Por lá fica durante um período. Então, o processo ocorre de maneira inversa, até que a cancela se feche no momento da saída. Em uma análise superficial, o gerenciamento de um estacionamento parece simples: basta ter espaço suficiente para acomodar os automóveis e fazer o controle das vagas. Contudo, da cancela para dentro a realidade é muito mais complexa.  

A entrada de um veículo em um estacionamento marca o início de processos que envolvem recursos tecnológicos e digitais, que englobam desde a coleta de informações até os meios de pagamento. Qual é a finalidade da utilização desses recursos? De maneira geral, eles servem de base para que os gestores dos empreendimentos possam tomar decisões mais inteligentes e, além disso, facilitam a vida dos usuários dos estacionamentos. Que tal conferir alguns deles?

 

Gestão remota 

O estacionamento do futuro não é automatizado. Essa já é a realidade. O que tem despontado é utilização da gestão remota nas operações. São estacionamentos com um sistema operacional automatizado e que contam com suporte remoto – tanto técnico quanto de atendimento ao cliente – 24 horas por dia, sete dias por semana. O uso da tecnologia avançada, além de agregar valor ao empreendimento, permite reduzir custos operacionais, mantendo a agilidade e a qualidade na resolução de problemas. Isso também influencia diretamente na experiência do usuário, cuja jornada no estacionamento acaba sendo mais prática e rápida.  

 

Pagamentos digitais

Os meios de pagamento digitais têm se difundido por se provarem cada vez mais seguros e de fácil utilização. Nos últimos anos – impulsionados pela pandemia – eles deixaram de ser vistos com desconfiança e estão inseridos na rotina dos brasileiros. Grande parte dos estabelecimentos já trabalha com, pelo menos, um meio de pagamento digital – seja ele cartão de crédito e/ou débito, aplicativo, Pix ou QR Code. Estacionamentos, claro, integram essa lista. A presença dessas soluções digitais diminui a necessidade de caixas assistidos, o que aumenta a agilidade e a praticidade na hora do pagamento. 

 

Coleta de dados

Você sabe como os estacionamentos podem auxiliar os gestores dos empreendimentos na tomada de decisões mais assertivas? Fornecendo informações relevantes. Os usuários deixam dados ao longo do trajeto entre a entrada e a saída. Fluxo de veículos, tempo de permanência, horários de pico e principais formas de pagamento são alguns. Esses dados, por sua vez, são coletados e transformados em relatórios. Quando analisados, eles fornecem insights aos empreendimentos sobre o comportamento de quem está visitando o local. Com essas informações, é possível agir de forma estratégica e otimizar processos. Esse é outro benefício das empresas que terceirizam a gestão do estacionamento.

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre alguns dos recursos tecnológicos envolvidos na gestão de estacionamentos, que tal descobrir como proporcionar um atendimento personalizado para os usuários?