Estacionamento do Parque Ibirapuera ganha nova gestão
Grupo Indigo Brasil investiu em melhorias na operação para melhorar a experiência dos frequentadores.
A Indigo, líder mundial em gestão de estacionamentos e mobilidade individual, assumiu, em 2020, a operação das 1.080 vagas disponíveis no Parque Ibirapuera, anteriormente administradas pela CET-SP. O objetivo da mudança era melhorar a experiência dos frequentadores através da modernização da gestão do estacionamento.
Desde o início da operação, mudanças podem ser vistas no local, como a implementação de cancelas automatizadas, sinalização e pintura. O estacionamento também conta com um moderno sistema de segurança, com câmeras inteligentes espalhadas e conectadas ao ConnecPark 5.0, tecnologia do Grupo Indigo, considerado a maior central de monitoramento remoto de estacionamentos do Brasil, com avaliação de imagens 24 horas por dia, 7 dias por semana. No total, serão investidos mais de R$ 1 milhão em melhorias e modernização do estacionamento do Ibirapuera. Além disso, os usuários contam com a orientação de profissionais especializados para atendimento no local ou através de Central de Relacionamento em caso de necessidade.
Gestão irá estimular a longa permanência no parque
Se antes era possível permanecer até quatro horas em uma das vagas disponíveis, pelo valor de R$ 10,00, com a compra de cartões da CET-SP, agora a tarifa é única. De de segunda a sexta-feira, o valor é de R$ 11,00. Já nos sábados, domingos e feriados, o valor da diária é de R$ 13,00. O tempo de isenção é de 20 minutos, independente do dia da semana. Os valores visam estimular a maior permanência no parque dos visitantes que frequentam o local como um programa de lazer prolongado para o dia, como os paulistanos que se deslocam de regiões mais distantes do Centro-Sul da cidade.
O pagamento pode ser realizado por meio de dinheiro, cartões de débito e crédito – bandeiras Visa, MasterCard, Elo, Hiper e Amex –, além dos sistemas Sem Parar, Veloe e ConectCar. São oito pontos de autoatendimento para pagamento em cartão – localizados nos portões 1, 2, 3 e 7 – e um ponto de atendimento para pagamento em dinheiro e cartão – localizado no portão 3. O estacionamento funciona sempre de acordo com os horários de funcionamento do Parque Ibirapuera.
Menos filas e mais agilidade
Com o objetivo de reduzir as filas em dias com maior movimento, o fluxo de entrada e saída do parque foi redesenhado, otimizando a circulação de carros por um mesmo portão. Assim, o fluxo funciona da seguinte maneira: acesso pelo portão 3 (estacionamento Autorama), que conta com duas cancelas para entrada e duas cancelas para saída; acesso pelo portão 7 (estacionamento serraria), com uma cancela para entrada e uma cancela para saída; os portões 1 e 2 (estacionamento MAM/Bienal) serão utilizados somente para saída, com duas cancelas; já o portão 10 (estacionamento Museu Afro) é destinado aos carros credenciados, com uma cancela de entrada e uma de saída.
Para Thiago Piovesan, Diretor Executivo da Indigo, é preciso gerenciar o estacionamento como um hub de mobilidade, conectando a cidade e as pessoas ao parque, com um atendimento de excelência:
“A nossa atuação na administração do estacionamento do Parque Ibirapuera é uma importante contribuição à experiência positiva dos frequentadores. O Grupo Indigo atua há mais de 60 anos na gestão de estacionamentos e mobilidade individual em diversas cidades ao redor do mundo. Nossa intenção nesse projeto, em parceria com a Urbia, empresa responsável pela administração do parque, é, e sempre será, melhorar o fluxo no espaço, modernizar a estrutura e oferecer um serviço seguro e de qualidade.”
A nova gestão do estacionamento é uma parceria entre o Grupo Indigo e a Urbia Gestão de Parques, concessionária responsável pela administração do Parque Ibirapuera. Samuel Lloyd, Diretor Comercial da Urbia, explica que a novidade visa a melhoria da oferta dos serviços aos frequentadores do parque:
“O estacionamento traz mais segurança e comodidade aos visitantes. A tarifa única diária facilita o entendimento e estimula as visitas prolongadas, queremos um parque sem pressa. Não poderíamos estar mais satisfeitos em escolher a Indigo, uma das mais modernas empresas de estacionamento, para essa tarefa. Temos convicção de que o uso de tecnologias garante maior organização para esse espaço.”
Sobre o estacionamento
- * Tarifas:
De segunda a sexta-feira:
- R$ 16,00 de até 3 horas.
- R$ 3,00 a cada duas horas adicionais.
- Valor máximo: R$ 25,00.
Sábado, domingo e feriados:
- R$ 20,00 – preço único.
- Horário de funcionamento: 05h às 00h (mesmo do Parque);
- Como acessar: portão 3 (Avenida Pedro Alvares Cabral), portão 7 (Avenida República do Líbano) e portão 10 (apenas para credenciados).
- Formas de pagamento: dinheiro, cartões de débito e crédito, Sem Parar, Veloe, ConectCar, também é possível realizado o pagamento do ticket via app Park Indigo BR, com cartão de crédito.
- Locais de pagamento: portões 1, 2, 3 e 7 para pagamento via cartão e portão 3 para pagamento em dinheiro e cartão.
*Esses valores estão sujeitos a alteração sem aviso prévio.