A Associação Brasileira de Shopping Centers promove diversos eventos de fomento ao mercado dos malls no País, como é o caso do Prêmio Abrasce. O debate sobre o mercado de shopping centers também é abordado em eventos como o Enasuper, por exemplo.
No caso do Prêmio Abrasce, o intuito é reconhecer os projetos inovadores em shoppings brasileiros. Em diferentes categorias, grandes players do segmento mostram as boas ideias que estão colocando em prática em seus empreendimentos.
A principal premiação da indústria reconhece os mais importantes projetos de Shopping Centers do Brasil seguindo alguns critérios de avaliação. Entenda como são analisados os cases de vencedores do evento.
Escolhendo os melhores
“Reconhecer os mais importantes projetos do setor e assim incentivar a excelência e a inovação, e reforçar a importância da indústria de shopping centers como um agente de transformação da realidade social, ambiental e econômica do País.”
Esta descrição de mote do Prêmio Abrasce exibida no próprio site da associação já nos diz a dimensão que representa o mercado de malls. O setor enfrenta grandes mudanças, mas ainda tem muita importância simbólica para os grandes centros. Podemos, inclusive, sugerir que os shoppings são os corações das maiores cidades.
Todos os shoppings associados à Abrasce podem se inscrever. Este ano, a novidade é que o vencedor do Prêmio Destaque Abrasce ganha inscrição gratuita na Delegação Abrasce para o REcon 2018. O maior evento da indústria de shoppings no planeta, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos.
As sete categorias avaliadas pelo Prêmio Abrasce são:
Expansão & Revitalização – esta categoria premia projetos que envolvem mudanças estruturais e arquitetônicas. São avaliadas as dificuldades encontradas e os resultados que as revitalizações ou construções trouxeram para o empreendimento.
Newton Rique de Sustentabilidade – aqui são avaliados os melhores cases de sustentabilidade, que agregam valor ao projeto como um todo.
Marketing Campanhas Institucionais – os melhores projetos em campanhas de marketing que fortaleçam a marca.
Marketing Eventos e Promoções – nesta categoria são homenageadas as melhores ideias na criação de experiência de consumo aos clientes. Pode ser uma semana comemorativa, ou algum evento direcionado para uma temática específica.
Marketing Eventos e Promoções De Natal – Segue os mesmos critérios da categoria de Marketing Eventos e Promoções, contudo, voltada para o Natal.
Novos Empreendimentos – Como o próprio nome sugere, este é o momento de valorizar os melhores empreendimentos inaugurados recentemente.
Gestão De Equipes (categoria nova) – a nova categoria do prêmio aparece com o objetivo de fomentar as boas práticas da Gestão de Pessoas dentro dos grandes malls.
Projetos Premiados
O reconhecimento é o maior prêmio para os empreendimentos vencedores do Prêmio Abrasce. Além disso, a estratégia do seu shopping pode inspirar centenas de outros empreendedores do segmento.
Em 2015, por exemplo, o Balneário Camboriú Shopping foi o grande vencedor da categoria Expansão e Revitalização. O mall trouxe a construção de um novo pavimento, com ênfase para âncoras e megalojas, além da revitalização do estacionamento coberto. A última mudança ampliou o número de vagas em cerca de 50%, sendo ainda implantado um sistema digital inteligente completo.
No ano seguinte, a mesma categoria premiou com o ouro o Rio Sul. Inaugurado em 1980, o mall passou por uma grande expansão e melhoria das suas salas de cinema. Foi criado um prédio anexo, com mais de 4 mil metros quadrados. O projeto de expansão e revitalização do Rio Sul trouxe novas salas de cinema de última geração, tornando o empreendimento ainda mais relevante para o público frequentador.
Na categoria Eventos e Promoções, o Palladium Shopping Center criou uma ação de Dia dos Namorados chamada Sessão de Solteiros Palladium. O mall levou ouro depois de investir em uma sessão de cinema na sala IMAX, para pessoas com mais afinidade entre si.
Por meio de um app exclusivo, os solteiros puderam fazer as inscrições com o perfil do Facebook. Ao final da sessão, o Palladium transformou o lounge do cinema em uma grande festa.
O programa de Inovação Aberta da Sonae Sierra, Step-9, também já foi primeiro lugar em Marketing Campanhas Institucionais. No prêmio Abrasce 2016 o grupo apresentou a plataforma digital de interação com consumidores inédita no país.
Depois de quatro anos em desenvolvimento, a estratégia digital ajudou os malls a ter contribuições, feedbacks e de trocar ideias com clientes. O Step-9 estimula debates sobre o futuro do varejo e desafios do setor.
No ano passado, mais de 135 projetos foram inscritos, sendo 39 deles premiados em alguma categoria. A edição de 2017 da premiação já conta com aproximadamente 60 projetos finalistas.
Prêmio Abrasce 2017
O evento de premiação acontece no dia 13 de setembro, às 19h, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A Indigo estará presente no evento, levando sua expertise e contemplando os melhores projetos de 2017 do Prêmio Abrasce.
A Indigo Brasil implanta o que há de mais moderno em estacionamentos no mundo, e ainda investe no crescimento dos shopping centers brasileiros.