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Pandemia acelera a inovação na gestão de estacionamentos

“Pandemia acelera a inovação na gestão de estacionamentos” é um artigo assinado pelo CEO Thiago Piovesan e publicado no Estadão em parceria com a Indigo no dia 17 de novembro de 2021.

 

Assim que um veículo passa pela cancela de um estacionamento, uma série de dados é capturada e trafega por sistemas integrados a uma central de monitoramento. Se a automatização desses espaços não é uma novidade, pode-se dizer que os avanços na gestão e análise desses dados, o uso de novas tecnologias de ponta, a adoção de modelos totalmente remotos e a praticidade cada vez maior aos usuários são, sim, tendências aceleradas pela pandemia do novo coronavírus.

Evitar aglomerações e contato físico foram prioridades desde março de 2020, em todos os ambientes. Nos estacionamentos, a tecnologia permitiu eliminar desde as modalidades mais tradicionais de pagamento até a necessidade de pressionar um botão – seguindo a tendência do “touchless”. Em 2021, um ano após o lançamento do aplicativo da Indigo, com a função principal de pagar tíquetes digitalmente, aproximadamente 45 mil transações foram realizadas com o app, já disponível para cerca de 70% das operações da empresa no Brasil. A solução foi levada para locais administrados pelo grupo em outros países, como Estados Unidos e Canadá.

 

Operações remotas devem quadruplicar

A simples identificação de uma placa do carro pode gerar alerta em um sistema de monitoramento, caso o veículo esteja associado a uma ocorrência recente. Informações básicas de entrada e saída de veículos, quando registradas e visualizadas em uma central robusta, se tornam dados essenciais e estratégicos para os estabelecimentos controlarem melhor o limite de fluxo permitido e se organizarem. Por exemplo, por meio de amostragens mais amplas viabilizadas por relatórios, é possível identificar picos de movimento e comportamento do usuário, possibilitando a implementação de ações voltadas ao público. Também é possível evitar transtornos em horários mais cheios ou identificando, em tempo real, falhas que estão causando filas.

Até 2023, no país, as operações totalmente remotas – que podem dispensar a presença de funcionários no local – devem ser quatro vezes maior, na Indigo. Isso não significa que não haverá operadores em determinados estabelecimentos ou que haverá apenas estacionamentos ainda mais equipados com terminais e cancelas automatizados. Por trás desse serviço, existem equipes dedicadas, conforme a necessidade de momento, com especialistas em atendimento ao cliente à distância para resolver qualquer tipo de problema ou encaminhar para a resolução correta. Significa a geração de postos de trabalho para profissionais treinados e qualificados, pois a gestão desses espaços só pode ser feita quando a empresa inova em seus processos, desenvolve equipes e novas práticas, alinhada às tendências mais atuais em tecnologia – da gestão e segurança da informação, passando pela infraestrutura e pela análise de dados.

 

Gestão Remota nos estacionamentos

Atualmente, mais de 3.500 câmeras estão conectadas na central de monitoramento remoto Connecpark da Indigo, a maior do segmento no Brasil, visualizando e armazenando informações sobre estacionamentos espalhados pelo país. Para o cliente final, essas imagens, obtidas de pontos estratégicos, somadas ao atendimento ágil, garantem maior segurança e solução em casos de acidentes ou qualquer irregularidade.

Em países da Europa, há operações da Indigo com central própria dedicada a clientes que estão presentes em diferentes endereços, com milhares de vagas disponíveis. E, se a migração para o remoto é uma evolução dos estacionamentos, já existem modelos ainda mais desenvolvidos, com diversos sistemas integrados, promovendo usos mais inteligentes do espaço. Sistemas de iluminação e controle de incêndio, por exemplo, podem ser controlados e, assim, gastos com energia elétrica podem ser reduzidos.

Quanto ao que está na palma da mão do usuário, aplicativos são mais práticos não apenas para o pagamento. Com o 5G, a conectividade é potencializada, e o uso de apps ou outras ferramentas online tende a se popularizar para agilizar processos.  Na telinha de bolso, é possível reunir todo o pacote de conveniências que um estacionamento é capaz de oferecer ao consumidor final. Essas aplicações já são pensadas para reserva e disponibilidade de vagas e até integração com serviços parceiros.