Empresa busca firmar parcerias com contratos de longo prazo para gerenciar estacionamentos, como o do Smart Outlet de Guarulhos
A Indigo, líder mundial em gestão de estacionamentos e mobilidade individual, está ampliando de forma exponencial sua atuação no Brasil com um modelo de negócio que vai além da gestão do estacionamento. A estratégia contempla orçamento de mais de R$ 200 milhões para ampliação de hospitais e shoppings centers com a amortização por meio de contratos para gerenciamento e exploração dos estacionamentos, com prazos que variam de 4 a 35 anos.
A mais recente parceria foi firmada com o Smart Outlet de Guarulhos localizado a seis quilômetros do aeroporto internacional, na Rodovia Presidente Dutra. O investimento da Indigo no empreendimento contribuirá para a construção dos mais de 200 mil metros² de área, com 90 lojas, 30 quiosques de compras, praça de alimentação e 2.250 vagas, um complexo que vai atender toda a região metropolitana de São Paulo.
De acordo com Diogo Valle, sócio-diretor na Iron Capital, desenvolvedora e investidora do Smart Outlet Guarulhos, a parceria trouxe diversos benefícios: “trazer um sócio estratégico, como a Indigo, que não só trouxe recursos financeiros, mas principalmente acrescenta a expertise de operação de estacionamento que é fundamental para projetos de Outlets, e nos deixa ainda mais confiantes que o Smart vai ser um grande sucesso, além de trazer um selo de qualidade de uma grande empresa multinacional”.
Investimentos
Entre 2015 e 2019, o faturamento da Indigo passou de R$ 120 milhões para R$ 600 milhões. No período, a companhia investiu R$ 300 milhões em hospitais e shoppings centers no Brasil, viabilizando o crescimento e a ampliação de seus parceiros. Hoje, a Indigo está presente em mais de 200 estacionamentos, em 22 Estados, e administra 192 mil vagas.
“Estamos ampliando nosso market share no Brasil, expandindo a atuação tanto em shoppings como em outros setores. Cada vez mais, estamos conseguindo demonstrar, por meio de um modelo de negócio inovador e sustentável, que o estacionamento pode ser utilizado como fonte de recursos para acelerar o crescimento do empreendimento. Ele pode viabilizar a construção de um novo cinema para o shopping, a revitalização de alas de um hospital ou a construção de um edifício garagem, por exemplo”, explica Roque Perachi, Diretor Comercial e de Marketing da Indigo.
Automação e Tecnologia
O estacionamento será totalmente automatizado e ligado ao ConnecPark 4.0, uma moderna central de monitoramento remoto com mais de 3.500 câmeras inteligentes que controlam 24 horas por dia, 7 dias por semana. O sistema ajuda a reduzir significativamente os custos por meio de identificações automatizadas de filas e veículos com irregularidade, abertura remota de cancelas, geração de tickets perdidos, entre outros.
Parceria com grandes centros
Outra parceria de sucesso, já concluída, é com o Premium Itupeva na Rodovia dos Bandeirantes (interior de São Paulo), empreendimento que conta com 113 lojas físicas, praça de alimentação e restaurantes em uma área de 100 mil m². No local, a Indigo investiu na construção do novo Edifício Garagem.
A parceria com o Smart Outlet de Guarulhos integra o plano de expansão da empresa no Brasil, que prevê a operação de estacionamentos em pelo menos outros cinco empreendimentos no primeiro trimestre de 2020.