O plano para a cidade de 15 minutos: como os estacionamentos Indigo se adaptam ao conceito francês
O conceito da Cidade de 15 minutos, criado em Paris, onde se localiza a matriz da companhia, se alastra para os outros 10 países que o grupo atua, tornando esse um projeto para os centros urbanos em todos os continentes.
Você conhece o conceito parisiense da cidade de 15 minutos? Caso você ainda não esteja familiarizado com ele, recomendamos a leitura do nosso último post Cidade 15 minutos: a proposta parisiense para os centros urbanos. Nós esperamos você aqui para continuar essa leitura!
“Há uma demanda cada vez maior dos moradores da cidade por um melhor compartilhamento dos espaços públicos, e a INDIGO ajuda as cidades a dividir o espaço de maneira apropriada entre carros e pedestres, incentiva a mobilidade tranquila, aumenta o número de espaços verdes e fornece mais locais para atividades recreativas”. Loïc Delcroix, Diretor da Península Ibérica e América do Sul. Nosso objetivo é oferecer novos serviços e soluções de mobilidade e logística nas cidades, limitando a poluição e impactando positivamente a atividade econômica da cidade. Para isso, estamos adaptando nossos espaços e estabelecendo parcerias estratégicas:
Entrega last-mile:
“Os estacionamentos da INDIGO ficam nos centros da cidade e têm espaços que podem ser usados para armazenamento e para melhorar o fluxo de tráfego. Suas localizações e configurações são vantagens essenciais no desenvolvimento de novos serviços de logística urbana. Nossas parcerias com a Amazon, Rexel e mon-marché.fr são exemplos concretos de como eles podem ser usados e estão de acordo com nossos objetivos sociais e ambientais”. – Sébastien Fraisse, Diretor Administrativo, INDIGO França
>> Zonas de estacionamento Click & Collect para os clientes do Shopping Nervión Plaza em Sevilha, Espanha
>> Armários para depósito e retirada 24h/7d de pacotes da Amazon nos estacionamentos Indigo
>> Produtos frescos são entregues em Paris pela Mon-marché.fr, serviço de entrega com bicicleta que retira os produtos em um centro logístico em um estacionamento no centro de Paris
Transporte consciente
>> A Stuart, líder em entregas B2B, do grupo La Poste, faz entrega a varejistas usando bicicletas elétricas com trailers. Elas podem transportar até 1,2 m³ e são mais rápidas e ecológicas do que vans. As bicicletas Stuart podem ser estacionadas e carregadas em nove estacionamentos INDIGO, onde há espaços com tomadas elétricas reservadas para elas.
>> A Urbeez é uma startup que oferece entregas ecológicas em domicílio para moradores de Bruxelas. A INDIGO ajuda a Urbeez a gerir sua logística, fornecendo vagas de estacionamento seguras para suas frotas.
>> Como parte de sua aposta constante para melhorar o fluxo de tráfego e abrir espaço nas ruas, a INDIGO criou diversas parcerias com empresas de aluguel de carros de curto prazo on-line, como Get Around, Ubeeqo, Virtuo, Toosla e a BeepBeep, no Brasil. Somando mais de 500 veículos de carsharing nos estacionamentos INDIGO.
Serviços
“Estamos ativamente empenhados no desenvolvimento de novos serviços para os moradores da cidade nas regiões que atuamos. Na América do Norte, estamos implementando vários projetos, desde soluções de armazenamento até restaurante-fantasma (dark kitchen), em parceria com especialistas dessas áreas”. – Wilfried Thierry, Diretor Executivo, América do Norte
>> Cidades fantasmas na Colômbia funcionam dentro de estacionamentos, com uma variedade incrível de serviços e lojas, incluindo restaurantes.
>> A Indigo França agora é parceira da Total Wash, que está desenvolvendo estações de lavagem de carros a vapor. Tudo é feito em menos de uma hora com uma média de menos de um copo de água por carro.
Eventos
>> Coleções apresentadas em um desfile de moda realizado no estacionamento do shopping Euralille, no norte da França.
>> Em Montreal, a INDIGO se juntou à YUL para que o festival de comédia FAUV pudesse acontecer. Foi organizado como um evento drive-in no estacionamento do aeroporto.
>> Em Nancy, no leste da França, pelo sétimo ano consecutivo, a INDIGO patrocinou a “Le livre sur la place” – a feira literária anual da cidade -, transformando o primeiro subsolo do estacionamento Indigo Charles III em um café literário.
O Grupo Indigo está comprometido em buscar um novo normal nas cidades, em que os espaços urbanos sejam mais convenientes e sustentáveis e menos estressantes. Essas soluções se aplicam ao conceito da cidade de 15 minutos e fazem parte do nosso plano de Responsabilidade Social e Ambiental: nos propomos a criar um futuro mais limpo, seguro e inclusivo, capaz de nos trazer um tempo valioso para aproveitar as pequenas coisas do dia a dia.