Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Indigo: Melhorando a atratividade das cidades

Até 2050, 68% da população mundial, ou sete milhões de pessoas, viverão nas cidades, em comparação com os 55% em 2020. Para a Indigo Group, essas cidades do futuro devem ser mais pacíficas e oferecer uma experiência de estacionamento sem estresse e voltada para o cliente, além de soluções de viagens tranquilas, espaços verdes e ruas organizadas. Devem ser lugares onde todos, jovens, idosos, famílias, trabalhadores etc., sintam-se em casa.  

 

Mobilidade mais tranquila

Longe de desaparecer, os carros agora são usados juntos com soluções de transporte mais silenciosas e ecológicas que têm menor impacto na qualidade de vida das cidades. Os carros também estão se tornando mais limpos, graças ao advento de veículos elétricos e movidos a hidrogênio. Além disso, bicicletas e scooters elétricas oferecem soluções alternativas de viagem. Isso significa que, dependendo dos hábitos e tempo de vida, os moradores da cidade podem escolher a solução de transporte mais adequada às suas necessidades específicas e restrições de tempo. O papel do Grupo nessa transição é facilitar novos comportamentos e fornecer infraestruturas que atendam a essas necessidades, por exemplo, estacionamento para bicicletas, mais estações de recarga de veículos elétricos etc. Como explica Serge Clémente, presidente da Indigo Group, “A INDIGO tem experiência comprovada em soluções digitais que geram viagens sem complicações”. 

 

A cidade a qualquer hora

Tudo está se acelerando e a “cidade de 15 minutos” está se tornando uma realidade. Essa tendência acompanha uma crescente necessidade de serviços 24 horas por dia, sete dias por semana, além de soluções de logística last-mile flexíveis e ecologicamente corretas. Ela exige uma série mais diversificada de serviços de transporte, como bicicletas, scooters e vans de entrega elétricas ou híbridas, que facilitam as entregas no meio da cidade. Os estacionamentos da Indigo Group estão localizados nos centros das cidades, proporcionando acesso raro ao coração do município. Essas localizações privilegiadas incentivaram a oferecer ainda mais serviços, muitas vezes usando as inovações digitais mais recentes. As instalações da Indigo Group e serviços de estacionamento devem interagir com outras soluções de transporte, de modo que os usuários possam chegar a partes das cidades que são inacessíveis de carro.

 

Usando o espaço subterrâneo para liberar as ruas 
Nas grandes cidades, o estacionamento na via está gradualmente sendo substituído por ruas de pedestres, ciclovias e áreas verdes. Essa tendência está ganhando força e transformando as cidades em ambientes cada vez mais tranquilos. Como explica Serge Clémente: “Por serem subterrâneos, os estacionamentos oferecem soluções para as questões atuais e futuras de desenvolvimento urbano. Eles possuem localizações estratégicas e grandes áreas de superfície no coração de centros metropolitanos com densidade populacional cada vez maior”.

 

Enfrentando o desafio da mudança climática

A preservação do meio ambiente requer compromissos concretos; por isso, a estratégia da Indigo Group inclui medidas para combater o aquecimento global. Em 2021, por exemplo, está sendo lançado o plano “GO for Climate” que define as metas exatas que o Grupo deve cumprir para reduzir e compensar as emissões de carbono. Para saber mais sobre esse assunto, leia a publicação Go For Climate – O plano da Indigo para neutralização de carbono.