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A Indigo promoveu aos colaboradores um workshop sobre formas de otimizar seus perfis no LinkedIn. A rede social é utilizada por 29 milhões de brasileiros, e já ocupamos a terceira posição entre todos os países que usam o LinkedIn.

Conectando pessoas e empresas, a rede permite que os usuários mostrem suas experiências profissionais e conhecimentos para possíveis recrutadores. Logo, administrar bem o seu perfil por lá pode ser uma ótima forma de conseguir uma vaga de emprego.

Assim, parte dos colaboradores da Indigo, que trabalham no Cegan (Centro de Gestão e Administração Nacional), receberam dicas do Gerente de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas da empresa, Pedro Bacaltchuck, para potencializar a sua presença no LinkedIn. Confira algumas destas dicas abaixo.

 

Detalhe suas experiências

Este vais er um dos pontos mais altos do seu perfil no LinkedIn. É preciso deixa-lo o mais completo possível. Mais, use informações precisa, tanto quanto as suas atividades em lugares que trabalhou, como os períodos específicos de cada experiência.

Quanto mais explicar sua função e rotinas nos antigos trabalhos, melhor os recrutadores vão enxergar você na rede. Sabe aquela premissa de economizar informações e, ainda assim, ficar com um currículo cheio de folhas? No LinkedIn você não precisa se preocupar com ela.

A mesma riqueza de detalhes precisa estar presente no item abaixo, só que de uma maneira mais criativa.

 

Resuma-se

Chegou o momento de falar de você mesmo, e as regras são as mesmas que valem para um contato presencial. Você tem dois mil caracteres para descrever como você é profissionalmente.

Neste momento, imagine que o entrevistador está na sua frente e pergunta: fale mais do seu perfil profissional? Seguir algum tipo de roteiro, pode ajudar. Faça uma breve apresentação e diga quais são suas pretensões no mercado de trabalho. Defina bem sua área de atuação.

Você também pode citar aquilo que lhe instiga profissionalmente. Seja o trabalho em equipe, os desafios de uma rotina ágil, ou a busca por novos conhecimentos. Além de incluir seus contatos, lembre-se de usar palavras-chave relacionada à sua área e função. Isso vai ajudar você a ser encontrado de forma mais fácil no LinkedIn.

 

Adicione suas competências no LinkedIn

Você já deve ter notado a aba de habilidades que encontramos nos perfis da rede. Cite cinco das suas maiores competências dentro do seu campo de atuação. Lembrando sempre que essas informações ajudam você a se destacar dentre outros.

Deixar a sessão de competências sem informações é péssimo, mas rechear com exageros também pode ser negativo. Afinal, você receberá pontuações de outros usuários referentes às habilidades descritas.

Inclusive, é possível criar uma habilidade para um contato, que ainda não tenha sido listada. Busque referências de habilidades e como elas são apresentadas no perfil de suas conexões. A avaliação das suas habilidades segue um esquema parecido com a das recomendações e necessita de interação entre os usuários.

 

Recomendações

O LinkedIn é definitivamente uma rede de “política de boa vizinhança”. Ou seja, é preciso manter uma network por meio do bom relacionamento com suas conexões. Você precisa recomendar para ser recomendado.

As recomendações enviadas por seus contatos são extremamente relevantes para o seu perfil. Se você não recebeu alguma recomendação ou poucas delas, uma boa estratégia é começar recomendando o trabalho de outros. Se ainda assim não surtir efeito, peça formalmente para que seus conhecidos o recomendem.

 

Escolha boas fotos

Não é para escolher aquela foto de perfil que você mais gosta, na praia ou naquele passeio entre amigos. Ou melhor, a não ser que sua área de trabalho permita o “tom” menos formal.

Antes de tudo, não fique sem foto. Definitivamente, não pega bem. Busque imagens mais formais, pense que vai ser a primeira impressão visual que você vai deixar em um recrutador, por exemplo. Um enquadramento a partir da linha da cintura, com o corpo levemente voltado para algum lado, enquanto você olha para a frente, é uma boa opção.

Uma imagem mais sóbria e profissional pode lhe garantir uma ótima impressão. Agora, imagine que, além da foto de perfil, você pode usar o espaço da capa para reforçar o apelo visual do seu perfil. A imagem de capa cria uma atmosfera diferente para a sua página. Mais uma vez, busque referências entre seus próprios contatos.

O tamanho do espaço para a imagem de capa é de 1400×425 pixels, e o arquivo deve ter um tamanho menor que 4MB.

 

Interaja e participe de grupos

Como já citamos, manter um bom relacionamento com suas conexões é imprescindível. Obviamente, seguir alguns grupos de interesse pode ajudar na percepção que outros usuários têm de você na rede.

A interação é uma das características que mais podem alavancar seu posicionamento em relação a outros profissionais. Participe de debates qualificados, referentes às suas competências, e não se envolva em discussões desnecessárias.

Você pode e deve seguir empresas ou influenciadores que são referência para sua área. Sem contar que você ganha experiência na rede e começa a entender melhor o comportamento de outros profissionais por lá.

 

Busque outras referências

A cada dia, uma nova funcionalidade ou perspectiva em relação ao uso do LinkedIn surge. Você precisa estar atento e atualizado sempre. Toda informação pode otimizar seu perfil na rede, e trazer mais chances de você ser reconhecido por outros profissionais.

O LinkedIn Day é uma das formas que a Indigo encontra de manter seus colaboradores altamente capacitados em relação ao mercado de trabalho. Muitas outras dicas podem ser levadas em conta, e precisaríamos de algumas páginas para falar de todas elas.

Mantenha-se conectado e construa uma imagem profissional bem qualificada na internet. Conheça mais dos processos de capacitação e desenvolvimento elaborados pela Indigo, e inspire novas práticas de relacionamento por onde você passa.