Indigo investe em tecnologia e terá solução exportada para suas operações nos EUA e no Canadá
Reflexo da demanda por digitalização na pandemia, a Indigo, grupo líder mundial em gestão de estacionamentos, mobilidade individual e serviços relacionados, exportará sua solução de pagamento digital desenvolvida no Brasil para outros mercados onde atua. Há menos de um ano disponível na versão mais recente aos usuários brasileiros, o aplicativo da empresa já registra cerca de 5 mil transações ao mês e também será oferecido em outras praças fora do eixo Sul-Sudeste.
“Até o fim de 2021, vamos levar o app para 150 dos cerca de 200 estacionamentos da empresa no país. É um período curto para tantos avanços, mas deu tão certo que outros países em que a empresa atua, como Estados Unidos e Canadá, vão levar essa funcionalidade para lá e estão observando outros projetos que desenvolvemos aqui. O pagamento por leitura de código de barras no aplicativo foi pensado, principalmente, para evitar filas e contato físico com caixas, e para quem usa o mesmo estacionamento de forma mais frequente, como no caso do Parque Ibirapuera. Estudamos ainda outras formas que eliminam a necessidade de um aplicativo próprio para pagamento”, afirma o Gerente de Tecnologia da Informação da Indigo, Gustavo Almeida.
Adaptando-se ao futuro da mobilidade urbana, a empresa considera parcerias para adicionar funcionalidades ao aplicativo e construir um hub de mobilidade incluindo outros serviços relacionados à recarga de veículos, por exemplo. “O app está preparado para atender as demandas de negócio e aumento de transações. Por trás da ferramenta, há uma plataforma que vai permitir plugar novos serviços para melhorar a experiência do cliente”, acrescenta o especialista, que lidera projetos pioneiros de gestão e segurança de dados no segmento.
Entre as metas ambiciosas que envolvem a área de Tecnologia da Informação, que é um dos focos de investimento da companhia, a empresa prevê a migração do Portal do Mensalista para o padrão internacional do grupo, trazendo facilidades para os clientes dos estacionamentos e ampliação das opções de reserva de vagas também por meio de parceiros em períodos de grandes eventos. Com o movimento de eletrificação de veículos, a empresa desenvolve parcerias, que podem envolver tecnologia digital em pontos de recarga de veículos.
Dados “da cancela para dentro”
Pode parecer “invisível” aos clientes, mas todo o serviço envolve muita tecnologia. Assim que a cancela do estacionamento é liberada para a entrada ou saída de um veículo, dados são processados para controle de fluxo em estabelecimentos de diversos segmentos – shoppings, hospitais, supermercados, universidades, entre outros. Uma grande estrutura operacional, que envolve telecomunicações, automação, segurança, gestão e análise de dados é mobilizada. Com isso, é possível atender com agilidade, monitorar todo o movimento no local, além de reunir e analisar informações estratégicas para os negócios, como horários de maior tráfego de carros, movimentação de pagamentos que permitem avaliar a receita obtida e o tempo de permanência de clientes no local.
“Sempre respeitamos as leis de privacidade de dados e tudo parte do que está definido em contrato com o empreendimento parceiro. O estacionamento basicamente consome dados de fluxo de veículos e todas as transações geradas por essa relação”, explica Gustavo.
Mais de 3.500 câmeras inteligentes se comunicam com a central de monitoramento remoto de estacionamentos da Indigo no Brasil, ConnecPark, conhecida como a maior estrutura nesse segmento no país, permitindo avaliação de imagens 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, identificando placas de veículos e detectando ocorrências a serem cobertas por seguro ou indicando situações pré-cadastradas para que ações corretivas e preventivas sejam realizadas. “Tais ações podem ser controladas ou executadas remotamente através dos equipamentos de automação instalados nos clientes e conectados ao ConnecPark. Profissionais nos estacionamentos possuem treinamento em caso de qualquer falha, inclusive no uso do aplicativo pelos motoristas”, diz o Diretor de Operações da Indigo Brasil, Flávio Echer.
“A tecnologia está desde a comunicação direta com a central de monitoramento, seja por dados, voz, vídeo, e cada estacionamento possui infraestrutura completa com links de internet, servidores, firewall, computadores, etc, para garantir conectividade segura com a central. Para aprimorar nosso trabalho, buscamos profissionais especializados em inteligência e análise de dados para atuação em todas as áreas”, conclui Gustavo Almeida, responsável pela TI na empresa.