Indigo investe em reciclagem em nova parceria
Conheça o projeto com a startup Musa, sobre o descarte consciente de uniformes usados
Você já parou para pensar sobre o que acontece com todo o tecido de roupas que não são mais utilizadas? De acordo com um estudo feito pela New Textiles Economy, menos de 1% dessas peças passam por um processo de reciclagem anualmente. Esse número mostra que muitas vezes o descarte é mal planejado.
Uma vez que a decomposição de diferentes tecidos pode ser muito demorada – no caso de fibras sintéticas, por exemplo, isso pode levar centenas de anos – o meio ambiente e a sociedade no geral saem prejudicados.
Além disso, os componentes presentes nas roupas – como tintas – podem contribuir para a poluição e contaminação da natureza. Por isso, a reciclagem tem um papel fundamental para que o mundo se torne um lugar mais sustentável. A Indigo sabe disso e se preocupa em se envolver em projetos conscientes.
Reciclar é pensar no futuro
Nesse sentido, um dos exemplos práticos dessas ações é a parceria que a Indigo firmou com a Musa, uma empresa que cria soluções para um dos maiores problemas do mundo, o lixo. Nesse projeto, os uniformes que já não são mais utilizados por nossos colaboradores e as peças que estavam paradas em nossas operações ganharam novos significados.
Para isso, desde setembro de 2022, roupas que já não tinham mais destino foram recolhidas dos pontos de atividade da Indigo espalhados por todo Brasil. Com isso, a equipe da Musa buscou todas as peças em São Paulo e separou os tecidos.
Como a parceria funciona?
Para realizar esse projeto, foram separados uniformes antigos e usados da Indigo que seriam descartados. O objetivo é que todos os materiais recebam o tratamento correto para serem reutilizados de alguma forma.
Conforme o modelo inteligente da Musa – que conecta estabelecimentos, transportadoras e receptoras – agora, os materiais retirados na Indigo fazem parte de um sistema de reciclagem produtivo. Ou seja, foram transformados em resíduos que podem gerar combustível energético, fertilizante agrícola e muito mais.
Acompanhe o projeto
Em suma, até o momento 1.240 kg de volume total de tecido já foram coletados e reutilizados. Além disso, 235,6 kg de CO2 já foram economizados, o que equivale ao gasto que um carro produz ao andar cerca de 1.240 km.
Por consequência, os números não param por aí: a retirada feita na Indigo já poupou 4.4 m³ dos espaços dos aterros sanitários. Isso equivale ao lugar que 15 geladeiras ocupariam, se fossem colocadas uma ao lado da outra.
É provável que neste momento você esteja se perguntando como ficamos sabendo dessas informações. É que em nossa parceria com a Musa dá para acompanhar o projeto em tempo real, através de uma análise atualizada periodicamente pela startup.
Quer saber mais sobre essa parceria e a importância da reciclagem? clique aqui e confira!