1º de Setembro de 2022 – Em 31 de agosto de 2022 foi concluída a operação de combinação dos negócios envolvendo a Indigo Brasil e a PareBem, respectivamente segunda e terceira maiores empresas do segmento de estacionamentos no país.
A operação contou com a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e cria uma gigante no setor de gestão de estacionamentos no Brasil, com um faturamento anual próximo de R$ 1.2 bilhão. As empresas, que seguirão sob a bandeira Indigo, iniciam agora o processo de integração. O Grupo Indigo, que já atua em 9 países, é líder mundial em gestão de estacionamento e mobilidade individual.
A transição entre as empresas ocorrerá de forma planejada, nos escritórios administrativos e nas operações, a partir do dia 1º de setembro. A combinação entre as empresas permite expansão da presença no território nacional, passando a atuar em 92 cidades, de 24 estados, além do Distrito Federal. Serão ao todo, mais de 350 operações em diversos segmentos, como shopping centers, aeroportos, estádios, parques, universidades e hospitais, totalizando a administração e a gestão de cerca de 330 mil vagas on e off-street.
A concentração dos negócios vem acompanhada de mudanças na gestão e liderança da nova empresa. Thiago Piovesan permanece na cadeira de CEO da Indigo Brasil e Marcelo Nunes, CEO da PareBem, assume a vice-presidência da empresa, sendo responsável pelas áreas comercial e relacionamento com o mercado, marketing, operação e de recursos humanos.
Para Piovesan, a nova operação reforça a estratégia da Indigo Brasil em constituir um ecossistema de investimentos que prioriza melhores práticas de gestão e administração de estacionamentos com ofertas de produtos e serviços digitais dedicados à satisfação do cliente. “São empresas muito similares no seu propósito de negócio, com ênfase em qualidade, tecnologia e inovação, e na experiência do cliente, e que se destacaram no segmento nos últimos anos. A união de nossos esforços propicia a aceleração deste processo e a atuação ainda mais intensa como agentes de transformação na mobilidade urbana de nosso país”, afirma Piovesan.
Segundo Nunes, a expectativa de atuação das empresas integradas é grande e o potencial de crescimento é claro. “Nosso objetivo é crescer de maneira sustentável, vemos ótimas oportunidades no mercado. Para isso, vamos continuar com uma relação muito próxima com os nossos clientes, desenvolvendo cada projeto de forma customizada, nas suas necessidades de operação, investimento, uso intensivo de tecnologia e atenção aos usuários. Desenvolver a Indigo Brasil por meio da melhor equipe de pessoas é o nosso foco”, diz Nunes.
Para colocar em prática essa premissa, a empresa projeta um plano de crescimento arrojado e competitivo para os próximos anos, com foco em investimentos em novos negócios, ampliação das fontes de receita e soluções inteligentes em serviços digitais. Isso será possível com a solidez financeira impulsionada a partir da fusão, com o amparo de acionistas com alta capacidade de investimentos e experiência em toda a cadeia de valor do segmento.
“Os estacionamentos podem se tornar locais fundamentais para as cidades inteligentes que começam a se desenhar, mais sustentáveis e conectadas. Temos um forte compromisso com as melhores práticas para expansão da mobilidade urbana em todo o mundo. Por isso, seguimos investindo em tecnologia de ponta, para transformar a relação dos indivíduos com os estacionamentos. Com novas tecnologias, estrutura de qualidade, mais segurança e experiência aos usuários, estamos estimulando dinamismo nos espaços públicos e na locomoção nos centros urbanos”, afirma Piovesan.
Pátria Investimentos e o Grupo PareBem tiveram como advisors financeiro o Banco ABC Brasil e legal o Pinheiro Neto Advogados. Grupo Indigo contou com o suporte financeiro do Banco Santander Brasil e legal com o Machado Meyer Sendacz e Opice Advogados.