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5 gestores de saúde que fizeram a diferença

Inovar na gestão de qualquer negócio é extremamente necessário nos dias de hoje. Então, como os gestores de saúde conseguem tornar o hospital um ambiente disruptivo?

A diferença pode estar nas tecnologias modernas e na forma como o executivo encara a gestão. Muitas vezes, a mudança não está no emprego de ideias mirabolantes, mas em soluções simples e integradas.

Trouxemos cinco nomes que se destacaram participando de ideias inovadoras na gestão da saúde.

 

1. Chris McCarthy

Começamos por um de nossos cases mais recentes de gestores de saúde, que usou a tecnologia para inovar. Chris MacCarthy fundou a Rede de Aprendizado e Inovação, o ILN. A rede de membros é composta por sistemas de saúde, fundações, provedores de rede de segurança, empresas de design e inovação e empresas de tecnologia.

Com vasta experiência no mercado Healthcare, McCarthy criou uma página na internet que funciona como núcleo de conhecimentos em saúde. O profissional pesquisa, planeja e executa ações estratégicas hospitalares, que melhoram a percepção de seus pacientes e colaboradores.

As ferramentas e métodos envolvem serviços perinatais, rotinas do quadro de enfermeiros, e administração de medicamentos, por exemplo. No próprio site do ILN, você encontra diversas técnicas retiradas de pesquisas com consumidores que podem ser implementadas nos seus processos.

 

2. Thomas Miller

Durante a gestão do diretor Thomas Miller, a University of Utah Health Care – nos Estados Unidos – inspirou a inovação em outros sistemas de saúde no país. Os gestores de saúde da instituição qualificaram o relacionamento com seus pacientes por meio de uma plataforma online de relacionamento com o consumidor.

O projeto, que começou em 2013, foi o primeiro do mercado norte-americano de Healthcare a publicar comentários de pacientes e médicos na web. No ano seguinte, o centro médico acadêmico já relatava aumentos de quase 400% no número de visualizações dos perfis de seus médicos. Isso é o equivalente a 90 mil registros a mais em relação ano anterior.

Tornar a relação entre médico e paciente algo transparente pareceu agradar os consumidores do University of Utah Health Care. O sistema permite que pacientes avaliem profissionais, tomando decisões sobre os serviços do centro médico. Um banco de dados de mais de 40 mil pesquisas de pacientes é usado na análise, classificando nove critérios de uma a cinco estrelas.

No modelo de pesquisa da universidade, os pacientes são contatados via e-mail dias após a consulta. A pesquisa eletrônica motiva pacientes e usuários a falarem como sua experiência poderia ser melhor. Mais de 50 mil deles deram suas repostas. Confira o trabalho acadêmico desenvolvido pelo médico e diretor Thomas Miller, no qual ele fala sobre o projeto.

 

 

 

3. Ed Boudrot

Seguindo a mesma linha do case acima, a Optum aparece como referência em soluções inovadoras para a saúde. Combinando a análise de dados e conhecimentos em comunicação e gestão de pessoas, a plataforma transforma o atendimento de forma geral em experiências positivas.

A experiência de Ed Boudrot, vice-presidente de Estratégia e Gestão de Produtos da empresa, passa por gerenciamento de produtos e soluções, pesquisa de mercado, práticas de desenvolvimento e gestão de inovação. Para que existam mudanças como as propostas por Boudrot é preciso mudar mais do que rotinas, mas a mentalidade de todos.

Na Optum, as “dores” dos pacientes são a melhor forma de melhorar a prestação de serviço, qualidade e o custo-benefício por meio das tecnologias. Em um de seus programas, o Fusion, os conhecimentos gerados a partir da plataforma são transformados em treinamentos para profissionais da saúde.

 

4. Adam Dole

Há quem pense que a tecnologia traz superficialidade às relações entre as pessoas. No caso de Adam Dole, o seu primeiro empreendimento – o Better – fez justamente o caminho inverso. A plataforma aproximava pacientes e profissionais por meio de seus smartphones e outros dispositivos.

Um Assistente de Saúde Pessoal passa a acompanhar individualmente um dos usuários da ferramenta. Desta forma, além de reunir diversas práticas e técnicas, a experiência de pacientes se torna muito mais qualificada. É a evolução das formas de atendimento e relacionamento com pessoas nos segmentos de saúde.

Hoje, Dole é um dos gestores de saúde da plataforma GoKart Labs, que desenvolve um trabalho muito parecido com o Better. Como vimos até agora, as maiores inovações estão na transformação da cultura, sustentada sempre pelas novas tecnologias. No último case gestores de saúde que trazemos, a inovação ainda não era tão informatizada, mas mudou a forma de se enxergar os cuidados em saúde.

 

5. Ernest Codman

Muitos profissionais de saúde conhecem a história do médico norte-americano, Ernest Amory Codman. A inovação apresentada por Codman mudou a medicina nos Estados Unidos e, consequentemente, no mundo. O ano era 1910, quando as primeiras publicações do cirurgião sobre a padronização como qualificação dos resultados dos procedimentos médicos em geral.

O trabalho do profissional foi pioneiro e fomentou a criação do Colégio Americano de Cirurgiões, que estabeleceu o Programa de Padronização Hospitalar. Uma verdadeira reforma do Healthcare no país e no mundo. Codman é o fundador do que hoje conhecemos como gerenciamento de resultados no atendimento ao paciente.

Além do sistema de padronização e avaliação dos serviços em saúde, ele implementou o acompanhamento individual de pacientes por um formulário. Assim, o médico analisou dados individuais por um ano, aprimorando o atendimento aos pacientes e o trabalho dos gestores de saúde. Codman acreditava que essas informações deveriam ser públicas, para que os consumidores pudessem conhecer mais médicos e hospitais.

O doutor Ernest Codman publicou todos os resultados das suas pesquisas e experiências no livro A Study in Hospital Efficiency. Ele praticamente profetizou as inovações feitas por gestores de saúde atuais. Todos estes profissionais provaram que os maiores avanços que há em saúde são a transparência e percepção de como seus pacientes veem o que você oferece.