Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Com a palavra os especialistas – Douglas Lima e Matheus Nunes

Você já ouviu falar sobre estacionamentos com gestão remota? Eles são uma realidade e, em determinados segmentos, uma necessidade. Convidamos o Gerente e o Analista de ConnecPark e Automação, Douglas Lima e Matheus Nunes, para explicarem como funcionam essas operações e quais os diferenciais que elas oferecem às empresas parceiras e aos usuários. Confira! 

 

Douglas, gostaríamos de começar com alguns números. Quantos estacionamentos remotos a Indigo possui hoje no Brasil e quais estabelecimentos podem receber esse modelo de operação? 

Douglas LimaSão nove estacionamentos com a Gestão Remota ativa. Sete estão localizados no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Os outros dois estão no Rio de Janeiro e em Niterói. Podem receber esse modelo todos os empreendimentos que possuem uma infraestrutura de Automação e CFTV adequada. 

 

Por que os nossos clientes devem investir nos estacionamentos remotos? Quais benefícios eles trazem aos negócios dos parceiros?

Douglas Lima: Um dos benefícios é a maior agilidade no atendimento ao cliente, já que esses são realizados diretamente nos terminais de entrada, saída e auto pagamento. A implantação das tecnologias que possibilitam tais atendimentos remotos agregam valor aos empreendimentos. Elas também permitem a redução de custos operacionais. As operações demandam menos funcionários na ponta, enquanto abrem espaço para mão-de-obra qualificada.  

 

Matheus, nos explica um pouco mais como ocorre essa interação entre o cliente e a equipe que está atendendo remotamente e como essa interação gera mais comodidade?

Matheus Nunes: Quando o cliente aciona a nossa Central de Atendimento através dos terminais de entrada, saída e pagamento o agente do ConnecPark consegue interagir com ele através de VoIP – tecnologia que transforma sinais de áudio analógicos em dados digitais – e também visualizar o cliente pelas imagens direcionadas para o ponto de origem do atendimento. A partir dessa interação ele já pode solucionar a dúvida do cliente e resolver qualquer demanda.

 

Agora, pensando a partir do ponto de vista do consumidor, com quais canais ele pode contar para atendimento direto? Como isso é comunicado ao usuário? 

Matheus Nunes: Via interfone dos terminais de entrada, saída e auto pagamento. A comunicação pode ser realizada pela operação local, nos estacionamentos que contam com colaboradores, ou por Comunicação Visual posicionada em pontos estratégicos do empreendimento. Outro canal de comunicação é o aplicativo Park Indigo BR, para os estacionamentos que o possuem habilitado para uso.

 

Sabemos que o ConnecPark é a maior central de monitoramento de estacionamentos remotos do Brasil, que gerencia todos os nossos estacionamentos, inclusive, aqueles que não são 100% remotos. Conta pra gente como é composta a sua equipe.

Douglas LimaClaro! Atualmente quatro times compõe a equipe do ConnecPark: a equipe de gestão e atendimento remoto, de análise de imagens, o grupo de implantação e sustentação de CFTV e de análise e apresentação de dados gerados.

 

Qual é a expectativa da Indigo para o futuro dos estacionamentos nesse modelo? Esse será o formato principal? 

Douglas Lima: Onde o modelo é aderente nós enxergamos esse tipo de gestão como uma evolução das operações atuais. Contudo, mesmo que seja uma tecnologia que traga benefícios aos clientes e empreendimentos, sabemos que não é a solução ideal para todos os segmentos. Isso se torna claro quando pensamos na área da saúde, onde a presença de colaboradores e o serviço de valet parking é essencial para oferecermos o melhor atendimento possível ao clienteAfinal, eles são o foco do trabalho da Indigo. Por isso, entendemos que o futuro é oferecer experiências cada vez melhores aos clientes.