Quem gosta de estar atento às novidades do mercado publicitário, com certeza, conhece o Festival de Cannes Lions. Os vencedores do festival são tratados como verdadeiros ganhadores do “oscar da publicidade mundial”. Junto ao evento, ocorre também o Festival Lions Health, uma ramificação direcionada aos conteúdos feitos para os segmentos healthcare.
Agora, vamos mostrar alguns dos vencedores do Lions Health e contar um pouco de cada uma destas grandes ideias. Se você se interessa pelas novas tendências da publicidade e do marketing pelo mundo, vai poder se inspirar nestes cases que trouxemos.
1. Meet Graham (2017)
Esta é uma daquelas campanhas que cria um grande impacto visual nas pessoas. O projeto Meet Graham foi desenvolvido por um cirurgião traumatologista, um engenheiro de tráfego e uma artista plástica.
A campanha mostra como seria o corpo de uma pessoa capaz de sobreviver a um acidente de trânsito. Conheça Graham, na tradução livre, apresenta um humanoide com um aspecto que causa – muita – estranheza. A ideia faz parte do projeto feito para a comissão de acidentes de trânsito de Victoria, Austrália.
2. Histórias Seguras (2017)
Ainda na categoria de Health & Wellness (uma das duas principais do Festival Lions Health), o trabalho Histórias Seguras – Guerreiros da Amazônia trazia um livro com contos infantis e outro para colorir. Além disso, gizes de cera e uma “capa de super-herói”.
A novidade fica por conta das microcápsulas presentes em todos os materiais do kit, que contém repelentes naturais. A ideia do projeto é proteger as crianças da Amazônia, combatendo mosquitos transmissores de malária e febre amarela. Enquanto aprendiam, as microcápsulas quebradas formavam uma proteção de até um metro e meio à sua volta. O verniz especial nos materiais recreativos foi visto como uma boa forma de proteger e educar crianças atingidas por estas enfermidades.
3. Parkinsounds – Teva Neuroscience (2016)
Outra vencedora brasileira do Festival Lions Health foi a campanha do app Parkinsoundspela Havas Life. A tecnologia auxilia pacientes com Parkinson em atividades cotidianas, por meio da música nos seus fones de ouvido.
Caminhar fica mais fácil para os portadores da doença, e a música traz ordem ao cérebro que está confuso. O videocase mostra especialistas explicando como os sons agem no corpo dos usuários, assim como os resultados que eles apresentaram. A publicidade para a Teva Neuroscience levou ouro e prata no festival, inscrito em duas categorias diferentes. A fórmula foi mostrar a tecnologia com um toque de emoção, mas não tanto quanto nossa próxima inspiração.
4. Breathless Choir (2016)
A britânica Ogilvy & Mather levou o Grand Prix com um emocionante coral da música “Every Breath You Take”, do The Police. Os Breathless Choir são pacientes em tratamento por problemas respiratórios que utilizavam um aparelho da Philips na melhora dos sintomas.
Extremamente afinados, as experiências presentes no grupo trazem ainda uma grande carga dramática para o comercial. A campanha ganhou o grande prêmio na categoria Pharma do Lions Health de 2016, e surpreendeu. Outra boa referência para inspirar você no seu negócio.
5. Nivea Doll (2015)
A Nivea, em campanha criada pela FCB Brasil, levou um leão de ouro e um de prata com a Nivea Doll. O projeto abordava famílias nas praias cariocas e dava às crianças uma boneca que precisa usar protetor solar. A ideia é simples, a maioria dos pais tem dificuldade em passar o protetor nos filhos, quando vão à praia, por exemplo.
A vontade de brincar e a inquietude de algumas crianças dificulta o cuidado por parte dos adultos. O brinquedo imita meninos e meninas e apresenta um material em sua “pele” sensível ao sol. Quando expostas aos raios UV, as Nivea Dolls ficavam com a pele vermelha, e os pequenos precisavam passar protetor no brinquedo. A experiência criou uma relação de cuidado entre crianças e brinquedos, assim como entre pais e filhos.
6. Bald Cartoons (2015)
A situação de pacientes com câncer, além dos efeitos físicos desoladores da doença, traz o desconforto social em diversos momentos. Isso se agrava quando pensamos em crianças e adolescentes que tentam encontrar alguma identificação nos demais todos os dias. O cabelo raspado talvez seja a característica estética que mais exclui os pacientes.
Buscando amenizar esse problema, a Ogilvy criou a Bald Cartoons. A Ogilvy conquistou três Leões de Ouro do Festival Lions Health, dois deles com “Bald Cartoons”, criado para GRAACC (categorias PR e Integrated).
7. Mother Book (2014)
Apesar de o Brasil ter sido o país mais premiado de 2014, o Grand Prix ficou com a agência japonesa Dentsu Nagoya pelo trabalho feito para a Kishokai Medical Corporation. O Mother Book tinha o objetivo de acompanhar a gestação de um bebê.
O diferencial começa no fato de que o livro também se desenvolve, e “cresce”, junto à mãe. A publicação demonstra o aumento da barriga, por exemplo, utilizando diferentes textura e relevos. Mesmo com tantas obras de empresas brasileiras conquistando os primeiros lugares, a sensibilidade da ideia japonesa levou o grande prêmio.
8. This Girl Can (2015)
A FCB de Londres trouxe uma campanha de empoderamento feminino que valeu o Grand Prix de Good. O vídeo mostrava mulheres de diferentes pesos, idades, culturas e estéticas, praticando esportes que muitos poderiam imaginar que fosse “coisa de homem”.
Além de serem pessoas reais (e não personagens de uma propagando qualquer), o vídeo mostrava a rotina dura dessas mulheres na busca por seus sonhos. A ideia para a campanha surgiu de dados que indicavam que as britânicas deixavam de praticar exercícios porque temiam o julgamento alheio em relação aos seus corpos.
Inovação em foco no Festival Lions Health
As maiores marcas do planeta buscam visibilidade em festivais como os de Cannes. Além de gerar muita mídia espontânea, a empresa demonstra sua preocupação com as mudanças que o mundo sofre diariamente. Em algumas das ideias vencedoras do Lions Health, você pode buscar inspiração para inovar no seu negócio.
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