Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Como os modelos inovadores de estacionamento influenciam na criação de cidades inteligentes

O conceito de cidades inteligentes perpassa pela discussão da gestão dos estacionamentos, uma vez que impactam na circulação e mobilidade das pessoas. Transformar os estacionamentos em espaços inteligentes é um aliado super importante para a criação das cidades inteligentes.

Os grandes centros urbanos precisam dos estacionamentos para manter a cidade circulando.  No entanto, quanto mais pessoas, mais carros estarão nas ruas, menor será o espaço para locomoção e, consequentemente, mais engarrafamentos. Nessa lógica, em poucos anos as cidades iriam parar. Em contrapartida, se tirássemos todos os veículos particulares das vias, o tempo de viagem seria incomparavelmente maior e mais desconfortável.

Sendo assim, o papel das grandes empresas – principalmente as gestoras de estacionamentos – é investir em métodos eficientes para que os carros não deixem de circular nas cidades, mas contando que a locomoção nos centros urbanos sejam viável. Para isso, é preciso otimizar os percursos para que menos carros estejam em circulação ao mesmo tempo. Além disso, se os estacionamentos estão localizados em pontos estratégicos, próximo a outros serviços, por exemplo, as pessoas que deixam os carros no estacionamento conseguem se locomover sem ter que tirar o automóvel do estacionamento.

 

Modelos de estacionamentos para cidades inteligentes

As cidades inteligentes demandam modelos inovadores de estacionamentos. Para implementar inteligência nestes espaços, é preciso investir em tecnologia para obter e analisar dados com o auxílio de softwares e ferramentas digitais para otimizar a gestão. Mas de nada adianta ter um sistema avançado e não saber fazer a análise correta das informações. Além dos instrumentos certos, deve-se contar com profissionais com diferentes especialidades, que traduzam os números.

O estacionamento fica mais inteligente com a tecnologia, desde o desenvolvimento de aplicativos de reservas on-line até hardware avançado, como scanners e sistemas de reconhecimento de placas. Hoje, o mercado de estacionamento já é muito diferente do que era há um ano, quem dirá cinco. Para os motoristas, tornou-se digitalizado e comercializado eletronicamente, o que significa mais transparência e controle sobre a experiência de se locomover.

Em um futuro próximo, podemos esperar carros mais “conectados” na estrada, aumentando não apenas em números, mas também em capacidade. Nós ainda precisaremos estacionar, mas nossos carros irão lidar com a logística. Para os motoristas, o estacionamento através do carro conectado será uma transição suave e natural.

O futuro do estacionamento é brilhante, assim como a criação das cidades inteligentes. Isso levará a motoristas mais capacitados, um melhor uso do espaço de estacionamento e das cidades, recursos e oportunidades para operadores de estacionamento que estejam preparados para acompanhar este mercado em rápida evolução. Não importa quem estacione.

 

A capacidade de investimento é um dos grandes diferenciais da Indigo. Clique aqui e saiba como você pode rentabilizar o seu negócio através do seu estacionamento.