Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Estacionamentos em parques: qual a importância?

Destinos muito procurados pelos brasileiros, parques também têm demanda por estacionamentos

 

Frequentar parques, sejam eles urbanos, de diversão ou temáticos, é sinônimo de qualidade de vida. Além de serem boas alternativas de entretenimento e passeios ao ar livre, são fonte de bem-estar. Isso, sobretudo, porque as atividades oportunizadas por seus espaços geram benefícios físicos psicológicos. Seja por meio da prática de exercícios, da adrenalina ao andar em uma montanha-russa, da interação com pessoas diferentes ou do simples descanso propiciado pela sombra de uma árvore, parques auxiliam a extravasar o estresse seguidamente aliado à rotina nas grandes cidades. Do mesmo modo, esses espaços servem para estreitar laços familiares. Os parquinhos são a opção de muitos pais para passar o tempo livre com seus filhos. Além disso, muitas vezes os parques são único ponto de contato que muitas pessoas têm com a natureza. Por todas essas razões, são destinos cada vez mais buscados pela população

 

Destino de milhões

Esteja o visitante em busca de aventura ou tranquilidade, não faltam opções de parques para visitar. Atualmente, o Brasil é lar de um dos maiores parques de diversão do mundo e está repleto de grandes parques urbanos. Um dos principais exemplos é o Ibirapuera. No coração da cidade de São Paulo, o “Ibira” ocupa uma área verde de quase 1.6 milhão de m² e recebe aproximadamente 14 milhões de visitantes anualmente. Com tanta diversidade e elementos que atraem públicos de todas as faixas etárias, os parques brasileiros contam com um alto número de frequentadores.  

Enquanto muitos desses espaços estão localizados no centro das cidades ou são de fácil acesso, outros, por suas dimensões e estruturas – principalmente os temáticos e de diversão –, estão mais afastados. Em decorrência disso, carros e ônibus ainda se mantém entre os principais meios de transporte utilizados pela população para se deslocar até eles. Portanto, um item indispensável em bons parques é o estacionamento. Quando bem gerenciados, podem influenciar positivamente a experiência dos visitantes, garantindo uma chegada e saída tranquilas.  

 

Estacionamento e acolhimento

O primeiro contato do visitante com o parque acontece no estacionamento. Sendo assim, é fundamental que esses locais contem com soluções para atender às necessidades de todos e acolhê-los da melhor forma possível. É importante que a empresa responsável pela gestão do estacionamento conheça os diferentes perfis de público e compreenda a jornada dos clientes no local. Parques de diversão, por exemplo, tem horário de picos mais bem definidos do que parques urbanos, o que implica em abordagens específicas. Por fim, entender o que é essencial para os visitantes é uma peça fundamental para uma boa gestão. Agora, que tal conhecer mais itens fundamentais?