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Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Em muitos casos, o clichê carrega suas verdades. Esse é o exemplo da máxima “a primeira impressão é que fica”. Quando pensamos nos estacionamentos em hospitais, essa concepção só se reforça.

Além de ser um fator importante de ganho para o negócio, o estacionamento representa o início da experiência de pacientes e visitantes. Existem alguns cuidados básicos para que você torne o espaço eficiente e lucrativo. Acompanhe alguns destes pontos agora.

 

Preocupe-se com a particularidade de cada unidade

Sabemos que cada segmento apresenta suas particularidades. Os hospitais têm uma característica muito própria, quanto aos estacionamentos. Planejar a operação para diferentes unidades, com diferentes especialidades, exige diferentes formas de atuação.

Por exemplo, a divisão já começa nos estacionamentos em hospitais que serão direcionados para o público externo e interno. Afinal, a forma como os colaboradores do complexo de saúde chegam ao local é diferente de pacientes e visitantes. Ou seja, duas operações “distintas” só aí.

Inclusive, o atendimento que cada unidade presta em grandes hospitais varia de uma para outra. A entrada de pacientes da área de oncologia não é a mesma que pacientes de urgência e emergência. As preocupações são diferentes, pense em soluções específicas.

Antes de tudo é preciso calcular o tamanho da sua demanda por vagas. Este é um dos problemas mais comuns em hospitais pelo mundo. Essa conta é primordial para definir uma série de outros elementos. Muitas vezes, a solução está na ampliação da estrutura.

 

Defina a forma de gerenciar o tráfego

Depois de entender qual a dimensão da operação necessária, é o momento de ajustar o fluxo do tráfego. Isso vai depender muito de expertise que o empreendedor tem na gestão de estacionamentos em hospitais. A melhor opção pode ser buscar ajuda em um facilitie na área.

A redefinição pode ser por meio da reorganização da entrada e saída de veículos, ou da melhor sinalização, do controle de fluxo, entre outros. Entenda os motivos pelos quais o seu estacionamento encontra problemas com engarrafamentos, reclamações por falta de vagas e sinalização.

 

Simplifique a chegada depois do carro

Outra grande preocupação é a jornada dos seus pacientes e visitantes depois que deixam o carro. O usuário precisa chegar ao seu destino com facilidade e segurança. Para isso, é preciso promover estes caminhos de forma clara.

Traçar este roteiro por meio das sinalizações para pedestres é o primeiro passo. Faixas e sinalizações horizontais, placas e setas, e todo tipo de comunicação que simplifique o processo. O importante é lembrar que tudo faz parte da relação que pacientes e visitantes vão ter com o seu hospital. E as tecnologias podem ser um grande aliado para você.

 

 

 

Tecnologias para estacionamentos em hospitais

Diversas tecnologias são indispensáveis na operação de estacionamento em hospitais. Algumas delas são simples, mas necessitam de know how no segmento. É o caso da sinalização para estacionamento. Ela precisa ser planejada e interfere em outras rotinas, como o controle de fluxos.

Claro, o controle de fluxo também depende de tecnologias específicas. Entre elas, o uso de painéis eletrônicos e indicadores digitais, por exemplo. O monitoramento por câmeras se torna imprescindível. Caso exista uma central que reúna as imagens recebidas em tempo real, a gestão destas informações fica ainda mais eficiente.

Outras tecnologias são bem-vindas. Como é o caso do uso de ferramentas mobile para integrar Usuários e o estacionamento por meio digital. Além disso, a implementação de tecnologias como esta pode auxiliar no treinamento de colaboradores do estacionamento. Profissionais que recebem cursos e aulas online ou através de ferramentas digitais lidam melhor com as inovações.

 

Limpeza e estética do lugar

Esta é uma daquelas regras básicas que muitos esquecem. A limpeza precisa estar mais do que em dia na sua operação. Ainda mais, tratando-se de estacionamentos em hospitais. Mancha e líquidos derramados no piso do estacionamento não serão bem vistos pelos seus pacientes e visitantes.

Todo hospital precisa cuidar com qualquer resíduo ou lixo hospitalar, e o descarte feito da forma correta é essencial. Mantenha esse requisito também nos estacionamentos, afinal, a jornada começa por eles. Para tornar essa experiência ainda mais interessante, você pode investir na estética da operação.

Além da limpeza, você pode investir no design da estrutura dos estacionamentos em hospitais, ou até em intervenções artísticas.

 

Atendimento especializado

Não adianta você ter a melhor estrutura, com as tecnologias mais avançadas, se o atendimento aos seus pacientes e visitantes não é tão bom quanto poderia. Investir no preparo de seus colaboradores é a melhor forma de criar experiências positivas para os usuários do estacionamento.

A equipe que atende diretamente na unidade precisa estar muito bem capacitada. Na Indigo Brasil, por exemplo, a média mensal de SACs – serviços de atendimento ao cliente – é de 255, já a movimentação média de veículos é de mais de 5 milhões por mês.

O SAC deve ser outra preocupação dos grandes empreendimentos. Um atendimento negativo pode gerar uma série de problemas aos gestores. Assim, o desenvolvimento das pessoas que fazem a operação do estacionamento precisa ser uma preocupação permanente.