Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

6 ideias inspiradoras para estacionamento em universidades

Toda instituição está preocupada com a satisfação de seus alunos e visitantes. Depois de garantir o básico, algumas instituições buscam melhorar outros serviços, como o estacionamento em universidades.

As soluções aparecem no investimento em aplicativos, novas tecnologias, reestruturação de tráfego e até construção e revitalização das estruturas. Confira alguns exemplos que reunimos neste artigo, que podem inspirar mudanças na sua universidade.

 

1. Solução que veio das aulas

Na Indiana State University, nos Estados Unidos, a solução veio de um dos professores de engenharia civil e seus alunos. Michael Williamson e uma de suas turmas notou que o campus enfrentava sérios problemas com falta de vagas e engarrafamentos. A universidade sofria, principalmente, em horários de pico e dias de semana.

A partir de um estudo feito pelos alunos, dados como o número de vagas vazias durantes os principais horários foram levantados. Os alunos conseguiram mapear quais lotes de estacionamento ficavam mais vazios e em quais dias da semana. Até drones foram usados para fotografar as quase 6 mil vagas. Os gráficos criados pelo professor Williamson a partir do estudo definiram quais os melhores dias e horários para se encontrar vagas livres em cada unidade da universidade.

 

2. Entrada e saída fácil

Muitos dos problemas se resolvem quando integramos as tecnologias ao estacionamento em universidades. Foi o caso da North Dakota State, a universidade norte-americana investiu na implementação de um aplicativo que permite que estudantes, colaboradores e visitantes paguem por meio de seus smartphones.

Os usuários do estacionamento podem monitorar dados de seu uso do estacionamento, aumentar o tempo na vaga pelo celular, além de pagar tarifas. A ferramenta é uma facilidade que melhora a perspectiva que os alunos têm em relação a universidade como um todo. A administração acredita que essa é a melhor saída para desonerar os usuários de problemas com o estacionamento em universidades.

 

3. Estacionamento em universidades e energia solar

A University Salisbury, nos Estados Unidos, começou a construção de mais um estacionamento vertical. O diferencial deste empreendimento é que, além de mais vagas, vai trazer energia para todos. Isso porque serão instalados painéis solares, que captam os raios do sol e transformam em eletricidade.

As estruturas são do tamanho de quadras de basquete, e vão diminuir as despesas com energia no futuro. Com a eletricidade gerada será possível abastecer o principal prédio da universidade. Mais, o estacionamento contará com cinco estações de carregamento de carros elétricos. A obra está prevista para terminar ainda em Agosto.

 

4. Revitalização dos espaços

Este é um exemplo de revitalização que beneficia vários empreendimentos, não só a universidade. Em Sharjah, nos Emirados Árabes, a cidade universitária está passando por uma redefinição estética e de seus espaços. Ao contrário do que imaginamos, aqui, as maiores mudanças foram em estruturas adjacentes, e não para estacionamento em universidades.

Os investimentos visam tornar o entorno da cidade mais atrativo com espaços para lazer e entretinimento, assim como diversas lojas e conveniências. O estacionamento recebeu melhorias, incluindo a criação de mais espaços para pessoas com deficiência, na sinalização para pedestres e na iluminação. A necessidade maior era a de fornecer opções para os estudantes e usuários depois de estacionar.

 

5. Inovação que vem de dentro

No Brasil, a Universidade Feevale criou um programa baseado no conceito de inovação aberta. A instituição gaúcha resolveu colocar diversas questões e problemas enfrentados pela universidade na mão dos alunos. A ideia é encontrar soluções de forma criativa e conjunta.

Sabe aquela máxima de que duas cabeças pensam melhor que uma? Na Feevale, todos vão buscar um jeito melhor de indicar as vagas livres no estacionamento. A ideia vencedora ganha os recursos para desenvolver o projeto. Dessa forma, a instituição instiga os seus alunos a aprender, enquanto promove mais conforto para eles próprios.

 

6. Aluguel de Garagens

Esta é aquela solução que não resolve o problema, mas pode ajudar por algum tempo. A ideia surgiu na universidade, mas partiu de alunos que não estavam satisfeitos com o serviço prestado. Dois estudantes da Arizona State University desenvolveram um aplicativo que encontra estacionamentos disponíveis próximos da universidade.

Os garotos, especialistas em ciência da computação, viram no compartilhamento de garagens e vagas particulares uma forma de reduzir o problema. A ferramenta lista pessoas que tem espaços sobrando e querem alugá-los, e disponibiliza para usuários que precisam parar o seu carro. A ideia é embrionária, não acaba com o problema das universidades, mas ganha pela criatividade dos alunos em tentar resolver sozinhos a sua insatisfação.

As tendências estão mudando, e as universidades precisam estar atentas a elas. É preciso buscar referência em soluções que já têm dado certo. Novas ideias podem trazer inspiração para as mudanças que sua universidade precisa.