Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

O estacionamento ideal em universidades

 

As instituições de ensino superior de todo o mundo buscam melhores experiências para os seus alunos. Além disso, é importante ter recursos para investir na própria universidade, criando novos espaços ou implementando tecnologias, por exemplo.

Os desafios começam no momento em que enxergamos os perfis característicos destes empreendimentos. A solução pode estar no seu estacionamento em universidade, mas antes é preciso entender como o seu público se comporta.

 

A REALIDADE NAS UNIVERSIDADES

Quando pensamos no estacionamento, especificamente, universidades são modelos de negócio completamente diferentes. Inclusive, prioridades e problemas mudam significativamente entre elas mesmas.

Talvez, o ponto alto das preocupações com estacionamento por parte de gestores nas grandes universidades seja a entrada e saída dos carros. É normal vermos filas imensas nestes horários em frente às cancelas. No caso de um dos estacionamentos da Indigo, na universidade Feevale (RS), a instalação de cancela reversíveis foi parte da solução encontrada.

Para universidades, a experiência do aluno é um dos fatores mais importantes de sucesso do negócio. E, com certeza, ficar 20 minutos parado em uma fila de estacionamento da universidade não torna a tarefa de criar boas vivências algo fácil.

Pior, a situação interfere até no trânsito do bairro, trazendo mais transtornos e reclamações à administração. Muitos estudantes chamam a atenção para a dificuldade de localização de vagas e de roubos no estacionamento em universidade também.

Ainda na Feevale, o controle automatizado de todo o estacionamento trouxe facilidades aos estudantes e mais prevenção às fraudes. Antes os pagamentos eram feitos todos na entrada, manualmente, o que era mais moroso e menos seguro.

Geralmente, as instituições contam com muitas vagas em uma área muito grande. Isto, além da variação de movimento médio de carros por período, dificulta o controle das operações. Por isso, a importância de ter uma gestora de estacionamento em universidade experiente.

O gerenciamento de todos os casos de avarias de veículos, furtos, falha de equipamentos, recursos humanos, entre outros, tornam-se uma “dor de cabeça” maior do que só os gastos que trazem. Implementar tecnologias e contratar profissionais capacitados se torna imprescindível.

 

 

ESTACIONAMENTO em universidade

O alto padrão de qualidade de produtos e serviços avança cada dia mais graças às novas tecnologias. Cada nicho de mercado tem seu próprio ritmo, mas atualizar conceitos e práticas faz parte da gestão de qualquer negócio.

Business Intelligence, por exemplo, voltado para a administração de estacionamento em univeridade é uma destas importantes ferramentas. Por meio de softwares e sistemas modernos, o gestor de estacionamento em universidade consegue monitorar, coletar, analisar e organizar informações úteis para o empreendimento.

Este é o exemplo do ConnecPark 3.0, a tecnologia da Indigo é única entre as empresas brasileiras do segmento. A central de monitoramento controla, 24h por dia, mais de 2300 câmeras em estacionamentos pelo País. Com as informações geradas, colaboradores de diferentes setores conseguem tomar decisões mais ágeis e assertivas.

Com a terceirização de estacionamento em universidade, operadoras especializadas trazem soluções tecnológicas, que integram o estacionamento ao cotidiano de estudantes, visitantes e professores. Acesso às informações por aplicativos móveis, soluções inteligentes, tudo trazendo uma melhor experiência e maior rentabilidade ao serviço.

A Indigo desenvolveu, por exemplo, um aplicativo para smartphones, no qual alunos consegue comprar tickets do estacionamento pela web. A ferramenta está integrada com o site da universidade Feevale e acabou com as grandes filas também na hora da compra dos vales.

No último ano, por exemplo, a Indigo reduziu 30% das fraudes por meio de um dos seus sistemas de controle. O software Park Auditor System controla rotinas e evita ocorrências nas operações. O resultado é uma diminuição considerável em prejuízos com situações deste tipo.

Outra solução também surgiu por meio da tecnologia, e faz os Cliente Corporativos da Indigo economizarem com mão de obra e reparo de equipamentos. Hoje, 100% dos chamados para problemas com softwares são resolvidos remotamente.

O bom desempenho dos profissionais de uma empresa terceirizada de gestão de estacionamentos não se resume a operação das unidades. Esse é o caso do departamento de Relacionamento da Indigo, que atende os chamados do SAC. A área recebe o reconhecimento do site Reclame Aqui há mais de um ano conscecutivo, por meio do selo RA 1000 de qualidade no atendimento.

Imagine que maravilha seriam todos os produtos e serviços se sempre fossem feitos pelas pessoas mais capacitadas que o mercado oferece. A terceirização de estacionamento de alto padrão é isso! Você ganha especialistas em todas as etapas da sua empresa.

 

MAIS RENTABILIDADE

A terceirização de estacionamento em universidade qualificada traz diversos benefícios que refletem no aumento do retorno financeiro. Uma operadora de estacionamentos experiente já garante basicamente boa sinalização, indicadores de vagas, apps ou dispositivos para liberar a cancela, encontrar o carro ou pagar o tíquete.

Isso desonera a empresa contratante, que diminui os encargos trabalhistas, assim como planeja melhor os gastos gerais. Ainda, você tem a garantia de que profissionais especializados vão prestar o melhor atendimento aos seus clientes. Contudo, essa não é a única forma de investimento.

A Indigo possui aporte internacional para realizar investimentos em prol do crescimento do seu negócio. Hoje, adiantamos para você até 72 meses de recebíveis do seu empreendimento, que podem se tornar melhorias na sua universidade. As instituições podem construir novos laboratórios, centros poliesportivos, auditórios, entre outros benefícios para alunos, visitantes e colaboradores.

A universidade Feevale recebeu investimentos da Indigo para a construção de um prédio garagem e para a implementação de todas as automações de todo estacionamento do campus. O novo espaço conta com 570 vagas, que recebem revitalização permanente das sinalizações horizontais.

Esse tipo de obra de melhoria fica mais fácil de ser executado, quando se tem um grande aporte financeiro como a Indigo oferece. Mais do que líderes na gestão de estacionamentos no mundo, investimos em processos de inovação em mobilidade urbana.