Só em 2014, o nicho de estacionamento em shopping rendeu aproximadamente 20 bilhões de reais, 13% do faturamento total deste segmento do varejo. Em 2016, o setor de shopping centers faturou 157,9 bilhões, sendo que os estacionamentos nos malls ganharam mais de 65 mil novas vagas.
Os números da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) mostram a importância do estacionamento em shopping como um fator de rentabilização do seu negócio. Inclusive, uma forma de financiar mudanças em outras áreas do empreendimento.
Entenda como o mercado de shopping pode encontrar no estacionamento uma forma de buscar recursos para melhorar no seu core business.
Shopping Centers no Brasil
Hoje, já são mais de 560 shopping centers pelo país, que contabilizam mais de 32 milhões de metros quadrados de área construída. O setor representa aproximadamente 20% das vendas do varejo nacional.
Os números expressivos não terminam por aí. A quantidade média de pessoas que passam pelos malls é de mais 438 milhões por mês. Ou seja, consequentemente, uma quantidade impressionante de veículos que precisam chegar até lá.
Tudo isso pode ser visto como oportunidade pelos grandes players. Conforme a Abrasce, 78% dos malls brasileiros já enxergaram essa possibilidade, e cobram pelo estacionamento. O espaço só perde em receita para os aluguéis.
Além de fazer parte da experiência dos consumidores, o estacionamento em shopping se mostra uma eficiente forma de lucrar mais. A solução para isso pode estar na profissionalização do serviço em shopping.
Estacionamento em Shopping
Criar uma operação especializada de estacionamento nos malls não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando se precisa administrar o empreendimento como um todo. A forma mais rentável pode estar na terceirização do espaço.
Atualmente, 15% por cento de aproximadamente 900 mil vagas existentes em shoppings pelo Brasil são da Indigo. A Indigo é a maior operadora de estacionamentos em shoppings centers do país e do mundo.
Essa expertise faz com que consigamos oferecer a melhor operação do mercado, com as melhores condições para o Cliente Corporativo. Trazer o alto padrão para o estacionamento do seu shopping pode estar na implementação de tecnologias.
Diversos instrumentos digitais e eletrônicas podem ajudar na melhoria de processos e rotinas em seu shopping center. Inclusive, a gestão de pessoas pode ser mais qualificada por meio da análise de dados coletados com as ferramentas digitais.
Investimentos em Tecnologia e Pessoas
A Indigo Brasil controla e analisa imagens de 535 pontos espalhados pelas suas operações de estacionamento em shopping. Todos os dados chegam à central de monitoramento, o Connecpark. Centralizar essas informações, otimiza a operação em vários pontos.
Por exemplo, 5 de cada 10 chamados para solução de problemas técnicos são resolvidos remotamente por nossa equipe de automação. Quando a falha é de software, todos os chamados são resolvidos à distância. Um resultado assim não se consegue apenas com o uso das tecnologias.
A análise de dados, gerados a partir destas ferramentas, podem ser usados na reconfiguração dos métodos de gestão de pessoas que você utiliza. Identificar um problema na rotina dos colaboradores e resolvê-lo com velocidade, influencia diretamente nos seus resultados.