Talvez você ainda não saiba o quanto a gestão de estacionamento pode ser desafiadora. A complexidade exigida para um ambiente que funcione para os usuários e que tenha uma boa rentabilidade para quem opera é enorme.
Por isso, listamos hoje os 6 erros mais comuns na gestão de estacionamento que podem ser resolvidos com uma administração eficiente. Confira!
1. Equipe sem treinamento
Uma das situações mais comuns (inclusive, em algumas gestoras especializadas em estacionamentos) que se encontra por aí é a falta de treinamento dos colaboradores. O desempenho da sua operação depende fundamentalmente do desempenho das pessoas que trabalham nela.
No caso da Indigo Brasil, por exemplo, os colaboradores têm diversas ferramentas digitais e presenciais, nas quais podem aprender e se desenvolver. Hoje, os colaboradores da empresa recebem em média de 40 mil horas em treinamentos por ano.
Agora, se você não quer tornar seu estacionamento uma experiência negativa e ultrapassada, é bom estar atento ao próximo item.
2. Falta de automações
As automações são sistematizações automáticas que facilitam a vida do gestor e do usuário do estacionamento. Ou seja, sem uma cancela moderna, ou uma máquina de pagamento automático (para alguns casos), o seu estacionamento pode parecer que simplesmente “parou no tempo”.
Todos estão acostumados ao ritmo acelerado dos dias atuais. Sem contar que, uma operação com diversas automações, reduz custos com pessoal, reparos, além de agilizar o serviço. Hoje, 100% dos chamados para problemas com softwares são resolvidos remotamente pela equipe da Indigo.
Ainda pensando nas tecnologias como nossas aliadas contra as más práticas na gestão de estacionamento, surgem as ferramentas de controle.
3. Pouco controle
Nós sabemos que acidentes e furtos, infelizmente, podem acontecer. Claro, o uma equipe bem treinada também gera menos reclamações e falhas. Contudo, quando uma situação dessa acontece, o diferencial está no controle que você exerce em seu empreendimento.
Para isso, é preciso ter as tecnologias ao seu lado. O monitoramento de informações, por meio de softwares e ferramentas digitais, é quase que imprescindível para estacionamentos. No último ano, a Indigo reduziu 30% das fraudes por meio de um dos seus sistemas de controle. O software Park Auditor System controla rotinas e evita ocorrências nas operações, reduzindo gastos.
Outro exemplo é o ConnecPark 3.0, a tecnologia da Indigo que é única entre as empresas brasileiras do segmento. A central de monitoramento controla 24h por dia mais de 3000 câmeras em estacionamentos pelo País. Com as informações geradas, colaboradores de diferentes setores conseguem tomar decisões mais ágeis e assertivas.
Vamos falar mais de uma das áreas que mais se beneficia dessa transparência e agilidade abaixo.
4. Gestão de sinistros e reclamações
Primeiramente, sinistro é um acidente no qual ocorre avaria de algum veículo envolvido. Nestes casos, é preciso diferenciar de forma qualificada quais alegações feitas por clientes realmente são ocorrências passíveis de ressarcimento. A parte “sinistra” dos sinistros começa agora.
Não basta atender às reclamações, sinistros e alegações de qualquer forma, pois isso conta muito para o sucesso da sua gestão de estacionamento. É preciso ter uma equipe coesa, que entenda os problemas do usuário que liga para o SAC, assim como conhecer as práticas de resolução destes chamados pela empresa. Como já dissemos antes, uma equipe bem treinada diminui o número de erros e facilita o trabalho de gestão dessas falhas.
Na Indigo Brasil, por exemplo, a média mensal de SACs – serviços de atendimento ao cliente – é de 218 e a movimentação média de veículos é de mais de 5 milhões por mês. A mesma equipe de relacionamento que atende esses chamados é reconhecida por mais de um ano consecutivo pela certificação RA1000, índice criado pelo portal ReclameAQUI® e que tem como objetivo destacar companhias que possuem excelentes índices de atendimento no portal.
Mas esses resultados de excelência no atendimento só se tornam possíveis com investimentos no seu estacionamento.
5. O estacionamento abandonado
Imagine o cliente entrando com o seu carro em um estacionamento que mais parece uma construção inacabada. Vagas mal sinalizadas, piso extremamente irregular, falta de iluminação, fluxo confuso, e outros problemas estéticos. Certamente, ele não vai voltar.
O problema é que, para não cometer estas más práticas em estacionamentos, é necessário fazer a manutenção do seu empreendimento. Depois de ter uma boa sinalização horizontal, tráfego bem definido, indicadores de vagas e mais outras melhorias, manter isso tudo fica muito mais fácil. Basta fazer revitalizações permanentes – as quais a Indigo oferta aos seus Clientes Corporativos – em seu estacionamento.
E todo esse investimento não precisa partir apenas de você. A líder mundial na gestão de estacionamentos pode oferecer a rentabilização que vai possibilitar essas mudanças.
6. Operação com baixa rentabilidade
Sabe aquele estacionamento que está lá, aberto ao público, mas que já não rende muito ou só dá prejuízo? Geralmente, o problema não é o espaço, mas o que está sendo feito com ele. Uma gestão especializada de estacionamento, com foco na experiência positiva de usuários e na rentabilização máxima da operação, precisa garantir isso.
A Indigo conta com aporte internacional para realizar investimentos em prol do crescimento do seu negócio. Hoje, adiantamos até 72 meses de recebíveis do seu empreendimento.
Assim, você pode lucrar mais e oferecer uma experiência melhor aos seus clientes, enquanto evita todos as más práticas em estacionamento que elencamos hoje.