Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Entrevista com o Presidente da Indigo Group – Serge Clémente

Como uma empresa de mobilidade urbana pode desempenhar um papel fundamental na construção a cidade do futuro?

Desde a sua criação, nosso Grupo trabalha para tornar as cidades mais dinâmicas, mais sustentáveis ​​e, acima de tudo, mais agradáveis ​​para todos os moradores. Para nós e para nossos parceiros – autoridades das cidades – é sobre como podemos melhorar a maneira como compartilhamos todos os aspectos da cidade. É claro, isso inicia ao repensar a forma como os espaços públicos são compartilhados entre pedestres, carros e outros modos de transporte, tanto privados quanto públicos.

Mas também se trata de criar cidades economicamente prósperas sem comprometer o meio ambiente. Sobre cidades que, pelo contrário, abrem caminhos para o desenvolvimento virtuoso. Por fim, trata-se de criar cidades onde todos – jovens, idosos, famílias, trabalhadores etc. – instintivamente se sentem em casa.

Os carros ainda têm um lugar nesta cidade ideal?

Definitivamente! Em 2050, 70% da população mundial viverá em cidades. Muitas pessoas na França e no resto do mundo precisam de um carro para o trabalho e lazer, frequentemente porque não há outra alternativa. Os carros, portanto, continuarão a desempenhar um papel vital, mas irão mudar. Isso não é necessariamente uma má notícia, nem é incompatível com as preocupações ambientais de hoje – carros estão tornando-se mais limpos e mais baratos graças aos avanços tecnológicos em energia elétrica e veículos movidos a hidrogênio.

Os carros estão cada vez mais conectados: aplicativos de trânsito e estacionamento ajudam a reduzir congestionamento, e em alguns anos, veículos sem motorista também. Este também é o objetivo do conceito, cada vez mais popular, da “mobilidade como serviço”, que concilia preocupações privadas e públicas com questões do meio ambiente.

Então, não há razão para entender as várias alternativas de transporte urbano como concorrentes?

Absolutamente não, muito pelo contrário. Como gestores de estacionamento, nós estamos no centro da questão. Posicionando nossos estacionamentos como centros de mobilidade, nós vinculamos as modalidades de transporte público e privado e tornamos mais fácil para as pessoas se locomoverem. Isso inclui oferecer nossas próprias alternativas, como soluções limpas para plataformas de logística, bicicletas compartilhadas, patinetes elétricos e até cadeiras de rodas elétricas para pessoas com mobilidade reduzida.

Ao permitir que todos os cidadãos possam ir aonde precisam, os estacionamentos não só ajudam a reduzir o congestionamento, mas também contribuem ativamente para a vitalidade dos centros urbanos. Um serviço como o Streeteo, que otimiza as vagas de estacionamento disponíveis, ao mesmo tempo em que impulsiona receita, é um poderoso condutor de desenvolvimento para as autoridades locais. Mas os estacionamentos também promovem a inclusão porque fornecem acesso a uma ampla gama de opções de transporte, com algo para atender às necessidades de cada pessoa.

Será que a cidade inteligente consegue esse equilíbrio sutil entre eficiência, sustentabilidade e humanidade?

Sim, inclusive, poderíamos dizer que estes são os três pilares da cidade do futuro. E, assim como todas as empresas que operam em centros urbanos, nosso Grupo constantemente se esforça para manter esse equilíbrio. Nossas soluções de mobilidade funcionam tanto financeira e ambientalmente, mas também queremos ser um modelo em fazê-los funcionar socialmente – essa é a chave do nosso sucesso. O fator humano é o que impulsiona nosso sucesso e nos dá propósito. Com 23.000 colaboradores em mais de 750 cidades em três continentes, nós temos um impacto significativo como empregador.

Promovemos ativamente o avanço social por meio de nossa política de diversidade e integração de pessoas com deficiência e nosso investimento em treinamento. Mas cada vez mais, nossas ações vão além da empresa, pois ao trabalharmos com autoridades locais, organizações sem fins lucrativos e comunidades, garantimos que todos tenham seu lugar na cidade do futuro.