Entrevista com o especialista – Flávio Echer
Leia a entrevista com o Diretor de Operações Flávio Echer com 15 anos de experiência no setor de parking ele fala com propriedade sobre as ações adotadas pela Indigo no final do ano, período em que registramos aumento no fluxo dos estacionamentos. Destacando ainda a ampliação das medidas de higiene em função da pandemia.
Dentre os diversos segmentos em que a Indigo atua quais são os que recebem aumento de fluxo nos meses de novembro e dezembro?
Flávio Echer: Com auxílio do monitoramento automatizado do Indigo Link nós conseguimos analisar o crescente de veículos circulando, principalmente nos shoppings, durante os meses de novembro e dezembro. Nos Centros de Eventos também observamos aumento no fluxo devido eventos como formaturas e afins.
Esses dados de monitoramento que você mencionou tem um importante impacto no planejamento das operações durante esse período?
F.E. – A possibilidade de calcular o aumento de veículos entre o período de Black Friday e Natal é uma ação fundamental para que nós possamos prever a necessidade de contratações extras. Neste ano, mesmo com o cenário atual, nós abriremos 350 postos de trabalho temporário, de 30 e 60 dias, para a atuação em shoppings centers.
E como é alocada essa equipe de temporários dentro das operações?
F.E. – Então, essa equipe de temporários é distribuída de acordo com o tamanho e fluxo de cada estacionamento. Nós alocamos principalmente os funcionários para reforçar o atendimento nos pátios e disponibilizar caixas de atendimento extras, para evitar filas.
Além do aumento da equipe, através da contratação desse time de temporários, vocês realizam mais alguma ação específica para esse período?
F.E. – Como o aumento de fluxo ocorre principalmente nos shoppings, nós realizamos um alto investimento nas máquinas de auto pagamento e na implantação do aplicativo da Indigo, visando reduzir o contato e as filas nos caixas de atendimento. Já nas instituições de ensino e em centros de eventos, nós costumamos alterar as entrada e saída conforme a demanda do fluxo do momento, porém nos shoppings essa ação não é possível já que estas são fixas.
Com relação ao aumento do fluxo de pessoas nos estacionamentos, quais foram as medidas adotadas pela Indigo para prevenir a transmissão da COVID19?
F.E. – Implementamos medidas adicionais de higiene e limpeza, desinfetando regularmente as áreas de contato, como a parte da frente dos caixas automáticos e, especificamente, as áreas táteis (teclado, botão), faces frontais de terminais, barras ou portas e botões de elevador. Inserimos dispenser de álcool em gel, marcadores no chão para o distanciamento social e emissão automática do ticket em nossas operações. Em decorrência do cenário, também encorajamos os nossos clientes a realizar o pagamento com cartão e ajustamos o serviço de valet nos estacionamentos para atender os usuários com mais segurança.