Entrevista com especialista – Stéfany Morais
Leia a entrevista com a especialista Stéfany Morais, formada em Gestão de Pessoas pela Universidade La Salle, reconhecida pelo LinkedIn como uma das melhores recrutadoras da plataforma em 2019. Movida por desafios e resultado, mas também por aprender com cada novo candidato e fazer parte da história profissional de todos eles.
Stéfany, você atua na Indigo há 5 anos e é a colaboradora que está há mais tempo na equipe de Recursos Humanos. Certamente você vivenciou muitas transformações no setor… o que você poderia nos contar desse período?
Stéfany Morais – Iniciei na Indigo em 2015 com o propósito de participar da implantação de um projeto, do qual eu tenho muito orgulho e que hoje é um dos principais diferenciais da companhia – “O DZQ (Defasagem Zero Qualificada) que visa construir um pipeline de potenciais candidatos em todo Brasil”. Desde então, foram diversos desafios e melhorias: adoção de sistemas automatizados para a atração e seleção de candidatos, programas de desenvolvimento dos colaboradores, adoção de novas políticas de recrutamento interno, carreira e avaliação de desempenho.
O time de Recursos Humanos está sempre pensando no engajamento e em como melhorar a experiência dos colaboradores durante o ciclo de vida deles na companhia. Tenho muita admiração e orgulho das pessoas que trabalham comigo e me ajudam a evoluir profissional e pessoalmente.
E para o futuro …
S.M – A base da nossa empresa são as pessoas e diante disso entendemos a importância do que chamamos de People Analytics – uso de dados para entendermos os comportamentos dos nossos times dentro do nosso ambiente de trabalho. E seguindo com essa visão, o setor caminha rumo a uma cultura cada vez mais colaborativa e com modelo estratégico baseado nas melhores práticas que o mercado oferece.
Como você vê a importância do seu papel na Indigo hoje?
S.M – O sucesso da Indigo está muito ligado ao processo de recrutamento, já que este é a porta de entrada dos profissionais na empresa. Minha maior motivação é ter justamente a certeza de que meu trabalho vai além de apenas ofertar uma vaga de emprego, ofereço oportunidades, desafios e novas trajetórias profissionais. Fico feliz em saber que faço parte dessas histórias.
Quais são os aspectos que você considera fundamentais para realizar uma seleção eficiente de um novo colaborador?
S.M – O principal deles é conhecer profundamente o negócio. Além disso, conhecer a área onde o novo colaborador trabalhará, ter clareza sobre os critérios exigidos e a cultura da empresa. Nos meus 5 anos na Indigo pude conviver com diversas áreas e profissionais que me ajudaram a entender o que de fato é essencial para que eu possa ser cada vez mais assertiva no processo de contratação. Ainda assim, é um desafio imenso e que me assusta, não por não ter o conhecimento ou não saber fazer, mas sim pela grande responsabilidade de avaliar um profissional pensando se ele atenderá as expectativas da empresa, da equipe, do gestor e se ele será genuinamente feliz e realizado no seu novo ambiente de trabalho.
Trabalhar com pessoas e principalmente selecionando pessoas, vai muito além da parte burocrática, por isso busco ser o mais empática possível nos meus processos e de certa forma procuro aprender também com cada candidato.
Antes de finalizarmos, nos conta da experiência de ser premiada pelo LinkedIn em 2019 como uma das melhores recrutadoras da plataforma.
S.M – O #TopRecruiterCelebration foi uma premiação espontânea baseada em métricas da própria ferramenta que mede o nível de aceitação e engajamento dos candidatos com o recrutador. Foi com muita surpresa e felicidade que recebi o reconhecimento dessa gigante plataforma de recrutamento e seleção e mais ainda quando vi todos vibrando e comemorando comigo essa conquista. Que é de todos nós, pois o meu papel é fortalecer a Indigo como marca empregadora.