Como a experiência no estacionamento do shopping pode refletir nas compras do cliente?
A comodidade de fazer compras em shopping centers atrai clientes dos mais variados perfis todos os dias, desde os 47% dos visitantes que procuram um espaço para fazer compras em geral, até os 72% que buscam uma loja específica (dados Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers). No Brasil, encontrar tudo o que precisa em um ambiente seguro, climatizado e familiar é uma verdadeira isca para “fisgar” o consumidor.
A Abrasce também aponta que 490 milhões de brasileiros visitam shoppings mensalmente no país e a média de vagas de estacionamento por shopping no Brasil, conforme dados de 2018, é de 1.606. Segundo pesquisa realizada pelo especialista em UX Design Valter Reynaldo, 63,9% desses visitantes vão ao shopping de carro.
Observando o volume de pessoas e veículos que circulam nos estacionamentos dos shoppings brasileiros, é possível interpretar que encontrar o carro na vaga escolhida – após um período de passeio e compras – talvez não seja uma tarefa fácil. Portanto, a experiência do usuário no estacionamento pode refletir em seu comportamento de consumo dentro do shopping, ou no retorno ao local. Mas como é possível otimizar o estacionamento do shopping, considerando que a experiência no ambiente resulta na primeira e última impressão do consumidor a respeito do estabelecimento?
Essa é uma necessidade que vai além de disponibilizar vagas para os veículos. Estacionamentos adequados precisam oferecer sinalização eficiente e simples de memorizar – o uso de cores e letras, por exemplo, é uma excelente alternativa. Visando mobilidade, conforto e prevenção de acidentes, apostar no piso sinalizado, na pintura antiderrapante e na sinalização do local de entrada do shopping são medidas importantes. O painel eletrônico de disponibilidade ao entrar e sensores de ocupação de vagas com luz LED também contribuem para melhorar a experiência do usuário.
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