Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Projetos de parking precisam considerar novas formas de uso pela sociedade

Artigo assinado pelo CEO da Indigo Brasil, Thiago Piovesan, e publicado originalmente no Portal Connected Smart Cities.

 

Com o aumento da demanda por espaços de conexão, economia limpa e tecnologia, eles deixam de ser vistos apenas como áreas destinadas a guardar veículos e projetos de parking passam a ser considerados fundamentais para a concretização das cidades inteligentes

 

Estacionamentos são pontos estratégicos em grandes cidades. Diferentemente do que se pensava, possuem múltiplas potencialidades e cada vez mais a sociedade exige que projetos de parking estejam adaptados às novas formas de uso nos grandes centros urbanos. Com o aumento da demanda por espaços de conexão, economia limpa e tecnologia, eles deixam de ser vistos apenas como áreas destinadas a guardar veículos e passam a ser considerados fundamentais para a concretização das cidades inteligentes, mais sustentáveis e conectadas, que começam a se desenhar pelo mundo.

Analisar exemplos de sucesso é uma forma de explorar uma gama de novos serviços e possibilidades para estes espaços. Recentemente, a parceria entre a Indigo e a marca francesa mon-marché.fr, especializada na comercialização de alimentos frescos, ganhou o primeiro lugar na categoria “Inovação em Estacionamentos” da EPA Awards, premiação da Associação Europeia de Estacionamento, realizada em Bruxelas, na Bélgica. O prêmio trouxe destaque a uma frente de inovação de serviços do Grupo Indigo que coloca estacionamentos como estratégicos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio da mobilidade urbana e da redução da poluição derivada da circulação de veículos. O projeto desenvolvido pelas empresas criou hubs de logística last mile em operações da Indigo localizadas em bairros centrais da cidade de Paris, na França.

O mon-marché.fr entrega alimentos frescos, vindos diretamente de Orléans, na França, para os clientes em Paris, que fazem seus pedidos pelo aplicativo da empresa. Fatores como a localização e a quantidade do tempo de viagem gasto para o envio das mercadorias eram, desde o início, premissas essenciais para uma logística adequada. Além da necessidade de rapidez para a entrega de produtos frescos, quanto mais próximos os alimentos estivessem de seus clientes, menor seria o deslocamento necessário. Muito além da conveniência e praticidade, a proposta traria um ganho importantíssimo na redução da emissão de gases poluentes para o meio ambiente.

A solução encontrada foi a criação de centros de distribuição em estacionamentos subterrâneos, com a instalação de câmaras frigoríficas e a presença de equipes treinadas para separar e entregar os pedidos com bicicletas elétricas carregadas no estacionamento. Uma área de coleta possibilitou, ainda, receber aqueles clientes que optassem por buscar seus produtos a pé, de bicicleta ou de carro. Para garantir o desperdício zero, todos os alimentos não comercializados são destinados a organizações sem fins lucrativos.

Definitivamente, estacionamentos precisam ser entendidos como locais promissores para agregar novas funções, que os transformem em espaços de encontro nas cidades. O projeto premiado tem ganhos representativos na redução da poluição e do congestionamento urbano. A localização central e a presença de pontos de recarga nos estacionamentos possibilitaram que as entregas fossem feitas por bicicletas elétricas, evitando a circulação de caminhões pela cidade. O impacto desta mudança trouxe menos contaminação ao ar, reduziu a poluição sonora, colaborou para desafogar o trânsito e melhorar a circulação em um grande centro urbano.

O exemplo da parceria da Indigo com a mon-marché.fr também potencializa novos parâmetros para a sustentabilidade ambiental, uma vez que traz soluções em sintonia com projetos desenvolvimento urbano e ambientalmente corretos. Por também agregar um programa de logística de last mile, utiliza uma estrutura pronta e, por conta disso, evita a poluição ambiental ao impedir a construção de novos centros ou galpões logísticos e gastos de matéria-prima. Mais uma vez, o meio ambiente se mantém valorizado. Revela uma, dentre tantas possibilidades, que podem também ser exploradas pelos estacionamentos brasileiros, acolhendo empresas, estimulando a economia e a circulação do público, possibilitando a conexão entre automóveis e meios de transporte mais sustentáveis.

Esperamos que esse projeto estimule um pensamento mais propositivo e descentralizado. O país apresenta uma demanda crescente por serviços e produtos sustentáveis e os estacionamentos são importantes propulsores para a concretização desta tendência.