O Analista de Infraestrutura Lucas Presotto, há seis anos na Indigo discorre sobre o diferencial da Indigo nas implantações de novas operações, a importância do trabalho em conjunto com as outras áreas da empresa e a atenção às demandas específicas de cada cliente. Confira!
Lucas, você faz parte do time da Indigo há seis anos. Você tem ideia de quantas implantações participou nesse período?
Durante dois anos integrei o Departamento de Automação e estou há quatro no Departamento de Infraestrutura. Desde então, participei de mais de 100 implantações na Indigo.
Existe algum ponto em que você entende que a experiência da Indigo em outras implantações se torna um diferencial? Como para prever intercorrências possíveis ou encontrar soluções de forma ágil?
Um dos nossos diferenciais mais fortes é o Controle das Implantações, no qual fazemos um checklist bastante detalhado. Por meio deste recurso e de uma visita ao local, conseguimos adiantar possíveis contratempos e, de imediato, trazer ao cliente qual será o nosso plano de ação para as situações averiguadas.
Você poderia citar algum exemplo?
Durante as visitas técnicas, avaliamos as condições dos equipamentos de Automação e os impactos que a mudança da operadora do estacionamento pode vir a causar na Infraestrutura já disponível no local.
Nossa experiência também nos ensinou a elaborar um “plano B”, que pode se fazer necessário em implantações com prazos curtos até o início da operação, nas quais iniciamos com um Sistema POS Digital e a contratação de um número mínimo de funcionários.
Sabemos que o checklist utilizado nas implantações, mencionado por você na pergunta anterior, é composto por 23 itens considerados críticos. Dentre eles, quais você destacaria como os principais itens e por quê?
Destaco cinco itens: o primeiro é a contratação de pessoas – e nesse âmbito também as assinaturas de contrato de trabalho e a entrega dos uniformes. Esse ponto é fundamental, pois precisamos de pessoal previamente treinado atuando nos locais. O segundo é a disponibilização de link de internet. Item importantíssimo, pois sem essa conexão não temos como viabilizar a cobrança no local e a conectividade com a nossa sala de monitoramento remoto, o Connecpark. Em terceiro lugar a instalação do Sistema de Automação., que garante os controles das entradas e saídas e a cobertura do seguro. O quarto item é a contratação RC / RD garagista, seguros contratados para cobrir cada estacionamento. Por fim temos a instalação das tabelas de preço, que são essenciais para a comunicação ao cliente dos valores que estão sendo cobrados.
Entendemos que a infraestrutura é o departamento responsável pela centralização das ações, enquanto todas as demais áreas da Indigo são corresponsáveis pelo sucesso das implantações. Fale um pouco sobre o desafio de conduzir essa orquestra de forma harmônica?
De fato, os departamentos envolvidos são extremamente importantes no processo, pois são eles que farão tudo acontecer. A implantação de um novo estacionamento precisa do engajamento e da atuação de todos. Gosto da metáfora da orquestra, mas, como engenheiro, prefiro dizer que cada departamento é uma engrenagem formando um conjunto de forças para que tudo ocorra corretamente.
Qual você entende que é a sua missão como especialista responsável pelas implantações?
Realizar uma implantação com agilidade e que gere a percepção de melhoria, logo nos primeiros dias, tanto para o gestor do empreendimento quanto para o usuário do estacionamento. Propiciar um ambiente que favoreça para o nosso time de operações oferecer um atendimento de excelência ao cliente, seja com o equipamento adequado em pleno funcionamento ou com a sinalização e estudo de fluxo de pessoas e veículos.