Entrevista com especialista – Rafael Rangel
Leia a entrevista com o especialista Rafael Rangel, arquiteto formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atua há 10 anos na Indigo Brasil gerenciando o setor de Arquitetura. Na entrevista ele fala sobre a sua carreira, apresenta o setor e algumas curiosidades dessa década de experiência.
Nos conte como foi a sua chegada na Indigo!
Rafael Rangel – Após alguns projetos realizados para a empresa como Arquiteto com estudos e análises para melhoria de estacionamentos e material desenvolvido para prospecções o então Gerente Comercial Roque Perachi hoje Diretor Comercial, me convidou para fazer parte do time. A ideia era criar dentro do setor comercial um setor de arquitetura e planejamento. Comprei a ideia e embarquei neste mundo dinâmico e surpreendente que é o estacionamento!
A Indigo tem o importante diferencial de criar estacionamentos inteligentes que privilegiam a mobilidade tanto dos carros quanto dos usuários a pé. A manutenção dessa característica é uma responsabilidade do setor de Arquitetura. Falando especificamente de novos empreendimentos, qual o papel do seu time?
R.R – Somos responsáveis por todas as fases de construção do projeto: do desenvolvimento inicial até a entrega da obra, passando por um rigoroso estudo de viabilidade técnica e financeira. Independentemente de qual o tipo de projeto, buscamos trazer uma visão diferenciada para tornar o estacionamento um espaço agradável desde o primeiro contato do cliente.
Quais são os principais aspectos que impactam a concepção de um novo projeto?
R.R – Estudamos a funcionalidade, segurança, controle de acessos, programação visual, iluminação, automação, acessibilidade, sustentabilidade e exequibilidade. Claro, sempre buscando o conforto do usuário.
Dentre esses aspectos mencionados, você poderia destacar um projeto e seus diferenciais?
R.R – Difícil citar apenas um, mas vou mencionar o Indigo Center em Porto Alegre – um exemplo de edificação pensada desde o início para ser um centro de mobilidade e local para estacionar com conforto. Até mesmo por isso investimos em uma programação visual arrojada com o uso de cores e sinalização clean, cada pavimento tem sua cor com pintura em epóxi. Além disso a garagem conta com um modelo de fluxo que gera uma circulação em sentido horário de todos os veículos, esteja ele subindo ou descendo. Os pavimentos, colocados em meio nível, são conectados através de rampas largas e confortáveis com subida suave de 1,5 metros. Além de todas estas soluções, planejamos a estrutura com laje protendida o que nos permitiu não ter vigas ao longo do pavimento, fazendo com que a visualização da disponibilidade de vagas, a iluminação em LED com mais eficiência e ambientação tornassem a condução ainda mais confortável. Todas estas iniciativas nos deu o prêmio ABRAPARK 2014 de melhor garagem do Brasil até 500 vagas.
E quando a Indigo inicia a operação em um novo cliente com empreendimento preexistente, quais os aspectos são avaliados pelo time de Arquitetura?
R.R – Quando é estudado um estabelecimento preexistente, a equipe planeja e otimiza o fluxo como um todo, configurando o melhor uso do espaço, possíveis ganhos de vagas, previsão e revisão da sinalização vertical e horizontal, emprego e implantação de controles automatizados, dimensionamento do número ideal de acessos e controles de pagamento.
Você considera que conhecer o segmento de atuação do cliente da Indigo é um fator essencial para desenvolver um projeto ou propor melhorias em um estacionamento preexistente? Existem diferentes aspectos a serem priorizados para cada tipo de segmento?
R.R – Sim, com certeza conhecer o segmento é de suma importância. E acredito que este é um grande diferencial da Indigo, pois atuamos nos mais diversos segmentos e conseguimos avaliar a especificidade de cada negócio.
Todos os aspetos são considerados nesta análise, mas até como o usuário se comporta é diferente. Exemplificando, uma universidade tem picos de acesso e saída de acordo com o horário das aulas, isto requer uma capacidade ainda maior de acumulação e fluidez dos acessos. Muito diferente do caso do Hospital Israelita Albert Einstein, onde atuamos com valet em toda sua operação e a recepção do automóvel e cliente se difere bastante. Em contrapartida, na universidade os usuários são mais frequentes e familiarizados com o estacionamento. Embora tenhamos neste caso um número maior de vagas, os pontos de pagamento não se distinguem tanto, pois investimos em pagamento mobile, ou antecipação de compra de crédito, viabilizando uma utilização menor dos pontos físicos de pagamento.
Já são 10 anos de experiência na Indigo gerenciando o setor de Arquitetura. A partir dessa experiência, na sua visão, os empreendimentos pecam mais pela má gestão do espaço das vagas, ou de fato, eles necessitam de uma expansão para aumentar o número de vagas?
R.R – Os dois casos são verdadeiros. Mas em nossa análise global, sempre buscamos entender o atual cenário e juntamente com o cliente investigar as inúmeras possibilidades. Desde o inicio nossa busca é melhorar a efetividade do uso do espaço. O estacionamento deve atender os requisitos básicos e respeitar as determinações legais e claro, como já repeti, apresentar espaços confortáveis aos seus usuários.
Contudo, há casos que mesmo a melhoria da eficiência não é o suficiente, e o empreendimento carece de um número maior de vagas e ou espaços para receber o cliente. Aí entra em ação a parceria citada anteriormente, onde nossa equipe comercial estuda e analisa a viabilidade financeira apoiados pelo nosso time de arquitetura e engenharia que planeja o melhor modelo espacial e funcional para o respectivo investimento. Com certeza esta experiência de vivenciar o estacionamento, seus espaços e especificidades ao longo desses 10 anos, me dão a segurança de afirmar que a Indigo tem as melhores soluções de mobilidade para todos nossos clientes em todos os segmentos.
Para finalizar a nossa conversa, como você entende o papel dos estacionamentos no contexto da mobilidade urbana?
R.R – Com certeza é parte integrante e fundamental, pois trata-se de um aliado da mobilidade urbana, no sentido que facilitam a circulação nas cidades. Reforço que o estacionamento cada vez mais é, e deve ser assim, pensado desde a concepção do empreendimento, seja ele qual for.