A comodidade de fazer compras em shopping centers atrai clientes dos mais variados perfis todos os dias, desde os 47% dos visitantes que procuram um espaço para fazer compras em geral, até os 72% que buscam uma loja específica (dados Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers). No Brasil, encontrar tudo o que precisa em um ambiente seguro, climatizado e familiar é uma verdadeira isca para “fisgar” o consumidor.
A Abrasce também aponta que 490 milhões de brasileiros visitam shoppings mensalmente no país e a média de vagas de estacionamento por shopping no Brasil, conforme dados de 2018, é de 1.606. Segundo pesquisa realizada pelo especialista em UX Design Valter Reynaldo, 63,9% desses visitantes vão ao shopping de carro.
Observando o volume de pessoas e veículos que circulam nos estacionamentos dos shoppings brasileiros, é possível interpretar que encontrar o carro na vaga escolhida – após um período de passeio e compras – talvez não seja uma tarefa fácil. Portanto, a experiência do usuário no estacionamento pode refletir em seu comportamento de consumo dentro do shopping, ou no retorno ao local. Mas como é possível otimizar o estacionamento do shopping, considerando que a experiência no ambiente resulta na primeira e última impressão do consumidor a respeito do estabelecimento?
Essa é uma necessidade que vai além de disponibilizar vagas para os veículos. Estacionamentos adequados precisam oferecer sinalização eficiente e simples de memorizar – o uso de cores e letras, por exemplo, é uma excelente alternativa. Visando mobilidade, conforto e prevenção de acidentes, apostar no piso sinalizado, na pintura antiderrapante e na sinalização do local de entrada do shopping são medidas importantes. O painel eletrônico de disponibilidade ao entrar e sensores de ocupação de vagas com luz LED também contribuem para melhorar a experiência do usuário.
A Indigo, líder mundial em gestão de estacionamentos e mobilidade individual, proporciona ao seu cliente ambientes projetados por uma equipe especializada em projetos arquitetônicos de grandes empreendimentos, com expertise de mais de 110 operações de shopping centers no Brasil, além da experiência superior a 50 anos no mercado internacional.