Conheça boas práticas de Compliance para seu estacionamento
As companhias enfrentam mudanças constantes em seus modelos de negócios, crescente foco em requerimentos regulatórios (segurança cibernética, segurança de dados, responsabilidade pelo serviço prestado, questões sociais e ambientais, etc) e uma disrupção tecnológica sem precedentes.
Neste contexto, a Auditoria Interna é um agente fundamental para ajudar as organizações a identificar, tratar e responder aos riscos, ao mesmo tempo que mantém o olhar estratégico para o crescimento da organização. Para agregar e manter valor numa companhia, a Auditoria Interna precisa desafiar o “status quo” organizacional, propondo redução de risco, melhoria de controles e identificação de simplificação de processos e custos.
E COMO A INDIGO APLICA BOAS PRÁTICAS DE COMPLIANCE NOS ESTACIONAMENTOS?
Definição da Estratégia: comprometimento permanente da Alta Administração em apoiar a implantação de um programa eficaz e estruturado de Compliance;
Mapeamento e análise de risco: a Indigo entende os processos de negócio, identifica os riscos e define grau de exposição deles com base no impacto e probabilidade de ocorrência. Essa etapa conecta-se com a Matriz de Riscos da Indigo e com os planos de ação elaborados para responder ao risco.
Revisão de políticas e procedimentos: as políticas internas da Indigo são revisadas para tornar-se 100% executável e de cumprimento obrigatório por parte de todos os colaboradores diretos e indiretos. Essa etapa alinha-se ao o Código de Conduta, “constituição” interna da Indigo.
Comunicação e treinamento: comunicações e treinamentos são aplicadas para tornar “viva” a aplicação dos procedimentos internos, bem como promover uma cultura de gestão de riscos.
Monitoramento e auditoria: Indicadores-chave de riscos são desenvolvidos, com a ajuda da tecnologia, identificam com maior rapidez qualquer desvio de receita e/ou descumprimento de políticas internas. A Indigo possui um programa anual de auditoria interna, validado por nosso Comitê de Auditoria, que é aplicado em nossos estacionamentos e áreas e apoio (RH, Contabilidade, TI, etc). Além do canal confidencial em que os colaboradores podem reportar qualquer tipo de irregularidade e ações contrárias ao Código de Conduta da empresa.
Gestão de consequência: é estabelecida a Matriz de Consequências, com critérios claros e objetivos é aplicada nos casos envolvendo não conformidades as políticas internas ou do Código de Conduta da Indigo.
A Indigo Brasil conta com uma área de Auditoria Interna preparada para adicionar valor e melhorar as operações da companhia, a partir de uma abordagem sistemática e disciplinada que avalia os processos de governança, gerenciamento de riscos e controles internos.
Quer melhorar o controle e processo do seu estacionamento? Fale com um de nossos especialistas.