Shopping Centers: o futuro dos malls no planeta
A inovação chega para todos. Não está sendo diferente para os shopping centers em todo o mundo. Nos Estados Unidos, conhecido por ter os malls arraigados em sua cultura, a necessidade de mudar já fez com que os grandes players busquem alternativas.
Você sabe quais são essas soluções para pôr em prática no seu negócio? Antes de entender como renovar o empreendimento de acordo com os novos hábitos do público, você precisa entender os principais fatores que acarretaram essa mudança.
O e-commerce e os Shoppings
O e-commerce não é o responsável direto pela mudança do consumo nos grandes shoppings centers. Ele é resultado da transformação na cultura digital de uma forma geral.
Inegavelmente, as compras online mudaram a forma como consumidores se comportam. Talvez, sejam o principal fator. O importante é entender que o fluxo nos shopping centers tradicionais pelo mundo está se transformando, logo, o próprio conceito de shopping center precisa mudar.
Mas outros motivos fazem com que o modelo apresentado pelos norte-americanos passe por uma evolução. O próprio uso de tecnologias que instigam a interação contínua, tornando ambiente e ferramentas mais inteligentes, mudou a forma como nos relacionamos com tudo. Frente aos desafios, vemos grandes empresas buscando alternativas.
Algumas tendências podem ser benéficas na atual conjuntura, e você precisa estar atento ao que promove no seu shopping. Vivemos tempos de envelhecimento e aumento da população, principalmente, em grandes centros. A urbanização é inevitável e torna o shopping uma referência de lazer e segurança nas principais cidades pelo planeta. Contudo, é preciso entender que esses espaços são mais do que centros de compras, são experiências.
Os shoppings Centers mudaram
Shoppings ainda são os corações dos grandes centros, mas só aqueles que se adaptam. As classes médias crescem no mundo, ainda mais na América Latina e na Ásia. Inclusive, os maiores malls do mundo estão no continente asiático hoje. Contudo, a necessidade de experiências de compras mais atraentes é fundamental.
Competir com o universo de possibilidade das redes em termos de compras não é uma solução. O segredo está em agregar outros valores à experiência de compra nos grandes shopping centers. Já existe uma tendência de criar novos centros comerciais que contam com academias, peças de teatro, exposições, entre outros.
Alguns já começaram a mudança e buscam apresentar opções em seus shoppings que transformem a experiência do consumidor. Enfim, há shoppings que investem em restaurantes especializados, parques ou brinquedos para crianças, criando referências para diversos grupos sociais.
União entre shoppings Centers e tecnologias digitais
Não basta apenas tornar a experiência offline do consumidor mais atraente. É preciso se unir ao mundo digital. Cada vez mais, os grandes players precisam ver, analisar e gerar conteúdo a partir das informações de seus clientes. Para isso, a marca precisa estar presente nas redes.
Invista na comunicação pelas mídias sociais, por exemplo. Faça com que os usuários interajam com seu shopping pela internet. Crie campanhas no instagram, conteúdos para o facebook e blog, tenha uma estratégia de marketing digital para colocar em prática. Além disso, pelas redes sociais, você pode ouvir e responder os consumidores das formas mais criativas possíveis.
Além disso, não esqueça que você tem um aliado. Os smartphones estão nas mãos de milhões, ainda mais nas do que vão ao seu shopping. Procure ter aplicativos para celular que facilitem a experiência dos clientes. Procure em outros grandes cases soluções que facilitam a jornada dos consumidores. Inclusive, é pelo uso de ferramentas digitais como essa que você conseguirá reunir dados sobre os perfis que frequentam o seu negócio.
Compreenda o que querem estes públicos e construa experiências para diferentes comunidades. A união entre shoppings e as estratégias de vendas nas redes só traz benefícios. Afinal, é lá que se encontram a maioria das pessoas hoje.