Blog da Indigo Brasil

Tudo que você precisa saber sobre gestão de estacionamentos

Estacionamento inteligente da Indigo já é realidade

Em parceria com as empresas Valeo e a norte americana Cisco, a Indigo começa o projeto-piloto de tecnologia para estacionamento inteligente. O serviço promete remontar a ideia de mobilidade urbanda, fazendo com que os carros estacionem sem um condutor.

Os veículos equipados com o Cyber Valet Services serão conectados a diversos estacionamentos e a outras ferramentas digitais. A tecnologia de auto-estacionamento será testada na cidade francesa de Issy-Les-Moulineaux, reconhecida pela inovação na gestão pública.

 

Estacionamento Inteligente

A nova tecnologia faz parte da união de players líderes do mercado nos seus segmentos e, principalmente, criadores de inovações para o planeta. Os carros usam a ferramenta da Valeo, Park4U® Auto, auxiliada por tecnologias da Cisco, Indigo e OPnGO.
O motorista sai do seu veículo na entrada do estacionamento e ativa o sistema de estacionamento inteligente, por meio do smartphone. Em seguida, o automóvel permanece em modo automático até que tenha uma vaga livre encontrada. Com poucos cliques, assim como a manobra é finalizada, pode ser desfeita.
Contudo, outras tecnologias são necessárias nos próprios estacionamentos. É preciso ter sistemas de wi-fi, sensores de vídeo, inteligências artificiais, aplicativo de pagamento e reconhecimento de placa. Assim, é possível navegar por estacionamentos complexos, com diferentes andares, com total segurança e precisão.

 

Tecnologia Pioneira

A possibilidade de estacionamento automático em carros não é novidade. Diversas marcas já lançaram modelos com ferramentas parecidas. O diferencial está no aprimoramento destas tecnologias. Os veículos que já têm a função ainda são limitados.
A tecnologia pioneira de estacionamento inteligente engloba uma série de avanços que mudam a realidade dos estacionamentos. Os carros atuais fazem manobras mais simples, que necessitam de menos movimentos. Geralmente, o condutor precisa encontrar a vaga primeiro, para depois acionar o sistema.
Com esta parceria, a mobilidade urbana dá um passo à frente. Para isso, a conexão destes sistemas automatizados com os estacionamentos inteligentes é imprescindível. A experiência na pequena cidade francesa de Issy-Les-Moulineaux é o começo de uma grande mudança.